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Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar quais os principais motivos das defasagens apresentadas pelos estudantes da rede pública dos anos finais do Ensino Fundamental relacionadas à leitura e à escrita e quais as estratégias que os docentes de LP encontram para lidar com essas lacunas. Esta pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico. Utilizamos como procedimento investigativo para a coleta de dados a procura de publicações sobre a temática no Google Acadêmico. Após o levantamento de dados que resultou na escolha de uma tese de doutorado e três dissertações de mestrado, uma análise de conteúdo - técnica defendida por Laurence Bardin (2011) - foi realizada. A análise de conteúdo deste estudo também foi permeada pela minha experiência enquanto docente/estagiário do EFII, dos relatos, comentários e rotinas vivenciadas nas escolas onde desenvolvi minhas atividades. Respaldamo-nos nas contribuições da Lei de Diretrizes Base da Educação (9394) e na Base Nacional Comum Curricular (2018) que regem e orientam a Educação Básica no país; Andrade (2011), Rosinski (2016), Cunha (2016), entre outros, que discutem a transição de níveis de ensino. Esta pesquisa também dialoga com os pressupostos de Leffa (1996); Peixoto e Araújo (2020); Koch (2018) e Solé (1998) que refletem sobre as concepções de leitura e escrita e suas problemáticas. Neste estudo, apresentamos os quatro principais segmentos envolvidos nas possíveis causas dos problemas de defasagem nas habilidades de leitura e escrita de nosso alunado, quais sejam: a família, o aluno, a escola e o professor. Também identificamos essas defasagens e as estratégias utilizadas pelos professores para saná-las. No último capítulo, tecemos nossas considerações finais sugerindo que se as aulas de Língua Portuguesa, voltadas para o ensino das habilidades da escrita e da leitura, forem desenvolvidas em consonância com uma linguística de uso, que privilegie a língua em seus mais diversos usos autênticos do cotidiano, muitas das dificuldades dos alunos podem ser sanadas, pois, realizar um ensino de produção e compreensão de textos que leve em conta a articulação entre forma e sentido para constituir a interlocução e a referência, são questões sem as quais não seriam possíveis as trocas humanas via linguagem. |
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