REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O ensino de português como língua de acolhimento: relatos de experiências docentes com ensino remoto para imigrantes haitianos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Saldanha, Lisiane Panasink
dc.date.accessioned 2023-09-06T17:50:04Z
dc.date.available 2023-09-06T17:50:04Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2940
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo apresentar relatos de experiências docentes nas aulas de língua portuguesa como acolhimento para refugiados haitianos. Nesse sentido, a questão principal que norteia a pesquisa é quais são as práticas pedagógicas mais favoráveis no contexto de ensino remoto da língua portuguesa como acolhimento para um grupo de imigrantes haitianos. Adotou-se uma abordagem qualitativa, descritivo-participativa, a partir de relatos de experiências docentes em processos de ensino, com 20 alunos participantes do projeto de extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Maçônica de Educação. Os dados foram colhidos a partir de diários de observação, rodas de conversa on-line, observação participante da pesquisadora-professora, coleta das histórias de vida dos alunos e questionários informais. A análise desses dados apontam fatores diferenciais do fazer docente, sendo eles: a) priorizar o desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e de escrita em situações reais, proporcionando aos alunos oportunidades de interação e de prática da língua; b) incentivar a participação ativa dos estudantes por meio de atividades comunicativas, como diálogos, debates, simulações e tarefas colaborativas; contextualização cultural, ou seja, explorar a cultura brasileira, sua história, seus costumes, suas tradições, suas festividades e suas expressões idiomáticas, de forma a ajudar os alunos a compreenderem e se familiarizarem com a sociedade e a vida cotidiana do país, incluindo materiais, como músicas, filmes, vídeos e textos literários, que permitam aos alunos conhecer e apreciar a diversidade cultural brasileira; e c) promover interações entre os alunos, estimulando a criação de um ambiente virtual colaborativo, por meio de fóruns de discussão e de trabalhos em grupo, incentivando a troca de experiências e de conhecimentos entre os estudantes, criando oportunidades para que eles compartilhem suas vivências e aprendam uns com os outros. É importante ressaltar que essas práticas devem ser adaptadas de acordo com as características e demandas do grupo de alunos haitianos, levando em consideração sua diversidade linguística, cultural e níveis de proficiência em português. O envolvimento e o diálogo constante com os alunos são fundamentais para garantir que suas necessidades sejam atendidas.
dc.language.iso 230905s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Ensino de línguas
dc.subject Lingua portuguesa
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Imigrantes
dc.subject Acolhimento
dc.title O ensino de português como língua de acolhimento: relatos de experiências docentes com ensino remoto para imigrantes haitianos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41/.45


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples