REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Educação e infâncias na cultura digital

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dc.contributor.advisor Severo, Rita Cristine Basso Soares
dc.contributor.author Silveira, Mileidi Custodio da
dc.date.accessioned 2023-10-16T16:54:18Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2968
dc.description.abstract As infâncias contemporâneas estão imersas na cultura digital e essa inserção das tecnologias na rotina infantil tem transformado as definições de infâncias, assim como, tem contribuído para os processos de ensino aprendizagem, através de dispositivos digitais, tais como, celulares, computadores, videogames e outros tipos de aparelhos. Dito isso, o tema do projeto é “Educação e Infâncias na Cultura Digital”, e tem como intenção, compreender como as infâncias contemporâneas se relacionam com as tecnologias digitais e como estas podem contribuir nos processos de aprendizagem. Em virtude disso, é importante não somente propor diálogos sobre o uso dos dispositivos digitais no período da infância, e como eles constituem as culturas infantis, mas também, trazer discussões sobre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais no ambiente escolar. Em face do exposto, tem-se o objetivo geral compreender as infâncias contemporâneas e seus vínculos com a tecnologia, entendendo como os dispositivos digitais podem contribuir no processo de aprendizagem das crianças. Para mais, o projeto visa descrever como se constituiu os conceitos de infâncias do período medieval à cultura contemporânea, assim como, investigar a construção da cultura digital na sociedade atual, sugerir a tecnologia digital como um instrumento para o desenvolvimento integral dos alunos nos espaços de ensino e defender a importância da formação de professores para o uso de ferramentas digitais nas salas de aula. A реѕquіѕа neste trabalho é ԁе сunһо quаӏіtаtіvо, ԁеѕеnvоӏvіԁa а раrtіr ԁе uma revisão bibliográfica alicerçada еm еѕtuԁоѕ сӏáѕѕісоѕ е соntеmроrânеоѕ ԁе аutоrеѕ соmо Arіèѕ (1981) e autoras como Kang (2021). Além disso, realizou-se um еѕtuԁо еmрírісо, também chamado de pesquisa de campo, onde aconteceu rodas de conversa com as crianças do 1° ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Ensino da cidade de São Luiz Gonzaga no Rio Grande do Sul. Por fim, chegou-se a hipótese de que os conceitos de infâncias foram se constituindo conforme as transformações da sociedade, perpassando da ideia de adulto em miniatura no período medieval e chegando à criança contemporânea marcada pela cultura digital, a qual foi crescendo de acordo com a inserção dos dispositivos digitais no cotidiano infantil. Além disso, constatou-se que as tecnologias digitais aliadas à educação, contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. Conclui-se então, que a relação entre a criança contemporânea e os dispositivos digitais, deve ser repensada e monitorada, cabe à família e à escola orientar sobre o uso correto das tecnologias no cotidiano, o equilíbrio entre o on-line e o off-line é talvez a opção viável. As infâncias contemporâneas estão diante de uma gama de conhecimentos e informações e a educação deve se adequar à cultura digital, utilizando as tecnologias como ferramenta para o processo de ensino aprendizagem.
dc.language.iso 231009s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Ensino - aprendizagem
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Cultura digital
dc.subject Infâncias contemporâneas
dc.title Educação e infâncias na cultura digital
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.68


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