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Este estudo tem como tema os estágios curriculares do curso de Pedagogia-Licenciatura para a constituição docente. Período de grande significância para o processo de formação inicial profissional, já que disponibiliza aos futuros professores vivenciar atividades da profissão escolhida, diretamente na sala de aula, na escola, sendo uma amostra do ambiente que irá atuar futuramente. Esta pesquisa tem como objetivo geral relatar as vivências durante os dois últimos Estágios Curriculares Supervisionado do Curso de Pedagogia realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, na Unidade São Luiz Gonzaga, e a partir disso, refletir sobre a atuação docente nos Estágios ll - Anos Iniciais e Estágio lll - EJA do Ensino Fundamental. Pesquisa apoiada em uma abordagem qualitativa, de classificação exploratória e descritiva com o relato das experiencias docentes dos estágios curriculares, entrelaçadas com referencial teórico que abordam o tema estágio docente e docência. Os resultados demostraram que os períodos de estágios curriculares com as turmas dos Anos Iniciais e da EJA, fora de grande significância para mim, pois a partir da vivência como docente na escola, pude entender a importância do papel do professor com essas modalidades de ensino, especialmente em entender as suas dificuldades e responsabilidades. Acredito que pela realização dos estágios curriculares obrigatórios, conseguimos compreender o verdadeiro significado de ensinar e aprender, da autonomia de ministrar nossas aulas, além de poder abordá-las segundo a realidades dos estudantes. |
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