dc.description.abstract |
O tema desta pesquisa, refere-se aos desafios e oportunidades de abordar a Dislexia em sala de aula. O objetivo principal é ampliar o entendimento sobre esse transtorno de aprendizagem específico, investigar suas características principais, avaliar seus impactos e estudar as metodologias mais adequadas para sua abordagem. Para tanto, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica, procurou-se: refletir sobre os principais conceitos relativos à dislexia; compreender a relação do letramento com a dislexia; identificar as principais características deste transtorno específico de aprendizagem; analisar os impactos da dislexia na vida escolar do estudante e na vida em sociedade; investigar como a psicologia positiva pode contribuir na aprendizagem de alunos disléxicos. Este estudo deixou em evidência a importância das relações afetivas, do olhar mais humano, do cuidado, do carinho, do respeito, da boa vontade, da empatia dos professores nas práticas educativas, entender a criança como um ser em construção, e, que por fatores inerentes à natureza da criança, necessita de uma atenção mais de perto do educador. Essa conexão estabelecida entre professor e aluno faz toda a diferença no processo de alfabetização e letramento, bem como em todo o desenvolvimento escolar deste. |
|