REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A dislexia no contexto escolar: desafios e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lanzanova, Luciane Sippert
dc.contributor.author Trindade, Andrieli de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-10-20T17:05:06Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2975
dc.description.abstract O tema desta pesquisa, refere-se aos desafios e oportunidades de abordar a Dislexia em sala de aula. O objetivo principal é ampliar o entendimento sobre esse transtorno de aprendizagem específico, investigar suas características principais, avaliar seus impactos e estudar as metodologias mais adequadas para sua abordagem. Para tanto, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica, procurou-se: refletir sobre os principais conceitos relativos à dislexia; compreender a relação do letramento com a dislexia; identificar as principais características deste transtorno específico de aprendizagem; analisar os impactos da dislexia na vida escolar do estudante e na vida em sociedade; investigar como a psicologia positiva pode contribuir na aprendizagem de alunos disléxicos. Este estudo deixou em evidência a importância das relações afetivas, do olhar mais humano, do cuidado, do carinho, do respeito, da boa vontade, da empatia dos professores nas práticas educativas, entender a criança como um ser em construção, e, que por fatores inerentes à natureza da criança, necessita de uma atenção mais de perto do educador. Essa conexão estabelecida entre professor e aluno faz toda a diferença no processo de alfabetização e letramento, bem como em todo o desenvolvimento escolar deste.
dc.language.iso 231018s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Leitura e escrita
dc.subject Letramento
dc.subject Dislexia
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A dislexia no contexto escolar: desafios e possibilidades
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.41/.46


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples