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O presente estudo teve como objetivo geral refletir sobre o planejamento nos processos de alfabetização e letramento nas três primeiras séries dos anos iniciais. O referencial teórico da pesquisa está baseado em autores como Ferreiro e Teberosky (1986), Soares (2003), Freire (1989), dentre outros. Para tanto, a pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo com enfoque na pesquisa descritiva. Esta foi desenvolvida por meio de uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Para as coletas de dados, foi utilizado como questionário via google forms. Os resultados evidenciaram que os principais desafios apresentados visando professores em salas de aulas como muitos alunos. Pois, também a falta de apoio da família na educação dos seus filhos uma vez que a família deve acompanhar o desenvolvimento do aluno. É relevante que o educador passe a analisar os perfis dos educados, e que cada classe possa optar pelo modelo de ensino que seja mais adequado. Assim, conduzindo os alunos com um modelo, mas apropriado com a proposição de ferramentas para se ter o alcance de uma aprendizagem significativa. Assim, os professores precisam reconhecer que o planejamento escolar é uma etapa fundamental para garantir que a instituição de ensino possa atuar de forma organizada, eficiente e efetiva, visando atingir seus objetivos pedagógicos. Esse processo envolve a definição de metas, objetivos e estratégias para desenvolver um ensino de qualidade, além de contribuir para a gestão de recursos, treinamento de professores e melhoria do desempenho dos alunos. |
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