A partir de ponderações sobre o que se espera do amor e da morte, junto com estudos
teatrais voltados à corporeidade, o objetivo desta pesquisa é identificar gatilhos
emocionais no corpo da atriz e de outras referências artísticas, experimentando-os
como impulsos de reações corpóreas para o desenvolvimento de ações físicas. A
metodologia é baseada pela prática, segmentada em fases de coleta de materiais,
observação, experimentação, criação e produção da cena, paralela à reflexão e
escrita monográfica que se dá na triangulação entre prática, teoria e diários de bordo
da aluna. Os principais referenciais teóricos vêm de bell hooks, Tania Alice, Jerzy
Grotowski e Antonin Artaud. Temas como a morte e o olhar às diversas possibilidades
de relações de amor são experimentados junto com uma atriz convidada, a partir dos
textos dramatúrgicos Como si fuera esta noche de Gracia Morales e Psicose 4.48 de
Sarah Kane – tendo como resultado de pesquisa a cena teatral Pequenos retalhos de
nós. Observa-se que as reações impulsionadas por gatilhos podem ser trabalhadas
de forma mais consciente na corporeidade através do trabalho físico da atriz,
explorando caminhos desapegados das emoções originadas por eles e indicando um
potencial fértil para dar sequência a análises mais aprofundadas, com outros corpos
e em diferentes contextos.