O mercado profissional está cada vez mais exigente e concorrido, assim é necessário saber como funciona uma Empresa hoje em dia, como os
funcionários se relacionam, quais os motivos que levam um funcionário a trabalhar com satisfação, ter um bom convívio com seus colegas de
trabalho e assim melhorarem a produção. Assim entra a grande questão da liderança, e se os colaboradores estão satisfeitos com seus líderes e se sentem motivados. O tema escolhido para este estudo foi o papel da liderança no clima do ambiente de trabalho, tratando concretamente da
importância da liderança para o funcionamento e o sucesso das empresas. A metodologia do estudo foi totalmente em pesquisas bibliográficas,
baseados em livros, artigos e revista que abordam o assunto liderança. Após todas as análises realizadas em artigos, livros e sites, o entendimento que se chegou é que não tem como se definir uma liderança ideal. Percebeu-se que a liderança é algo que deve ser adaptado de acordo com a necessidade da organização e dos indivíduos para o melhor resultado para ambas as partes. O que pode servir como algo que fica, é que as empresas devem buscar líderes que dominam todas as capacidades de liderança e buscar maneira de trazer especializações para os mesmos se atualizarem de forma continua.