Esse projeto de pesquisa ter como objetivo geral: fazer mapeamento do cenário público de financiamento da Feira do Livro de Porto Alegre/RS, em especial da 68ª Feira (2022), primeira a acontecer totalmente presencial, depois da pandemia de COVID-19; descrever e analisar os patrocínios de cunho público: o Banrisul e suas estratégias de marketing e política de incentivo à leitura. Os objetivos específicos são: descrever o evento da Feira do Livro de Porto Alegre no que tange aos seus aspectos de captação de recursos públicos; situar a importância das leis públicas de incentivo à Cultura para a manutenção de importantes eventos culturais; analisar a relevância do financiamento público da Feira do Livro de Porto Alegre como marketing social para as estatais; em especial para Banrisul. Justifica-se porque a administração pública possui um papel de gerenciamento dos recursos para produção ou prestação de serviço público e não privado. A metodologia desse projeto será de caráter bibliográfica, com características de Pesquisa Descritiva: descrição, registro, análise e interpretação. Seus resultados pretendem contribuir com o estudo das políticas públicas de financiamento à cultura visando ampliar esse apoio e qualificar o uso do dinheiro público, além de contribuir com a história desse evento.