Resumo:
A presente pesquisa trata da experimentação de uma Estação de Pesquisa, proposta
metodológica idealizada por Mary Jane Spink e Peter Spink (2018), junto à Vila Jardim,
comunidade situada junto ao Parque Natural Municipal da Ronda (PNMR), em São
Franscisco de Paula, RS, Brasil. O objetivo geral buscou identificar, descrever e
analisar as práticas cotidianas, as malhas de convivência e o acesso da Vila Jardim
às políticas públicas, ao território e ao ambiente. Os objetivos específicos buscaram:
a) Revisar os dados secundários já produzidos sobre a Vila Jardim e o Parque Natural
Municipal da Ronda; b) Compreender o conjunto de percepções e significações dos
moradores em relação à políticas, território e ambiente; c) Evidenciar demandas
comunitárias que possam servir à formulação de projetos, ações e políticas públicas;
d) Desenvolver produtos técnico-científicos no âmbito do Mestrado Profissional, a
partir da metodologia de uma Estação de Pesquisa. A pesquisa seguiu uma
abordagem qualitativa, de tipo triangulado, exploratório, descritivo e analítico. Foram
desenvolvidas cinco etapas metodológicas com seus respectivos fluxos de dados: 1ª
Etapa: Recopilação e análise de dados secundários já produzidos sobre o PNMR e a
Vila Jardim; 2ª Etapa: Incursões de campo na comunidade com a intenção de produzir
registros, imagens para fins de Diário de Campo; 3ª Etapa: Realização de um censo
comunitário baseado em questionário e entrevistas com os moradores da Vila Jardim;
4ª Etapa: Questionário enviado às Secretarias Municipais, a fim de acessar dados
concernentes às políticas públicas; 5ª Etapa: Elaboração dos produtos técnicocientíficos do Mestrado Profissional. Os principais achados foram triangulados e
combinados, buscando recorrências e particularidades sobre a Vila Jardim nas
questões relativas às políticas, território e ambiente. Os principais resultados apontam
dados inéditos sobre o território de pesquisa Vila Jardim, em relação à infraestrutura
das casas; às percepções e afetos relacionados ao lugar; ao perfil sociodemográfico
das famílias; níveis de escolarização, acesso à educação, trabalho e renda; espaços
de sociabilidade; situação sanitária e uma análise pormenorizada sobre o acesso da
comunidade às políticas públicas de habitação, educação, saúde, lazer e assistência
social. Os resultados evidenciam a tensão entre o direito e a oferta de tais políticas e
apontam evidências para que a Universidade e o poder público elaborem ações e
projetos que possam contribuir à solução dos problemas diagnosticados.