Estudo acerca da intensificação do trabalho na rotina dos professores de duas escolas do ensino fundamental de Cachoeira do Sul em período de pandemia da covid-19
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Estudo acerca da intensificação do trabalho na rotina dos professores de duas escolas do ensino fundamental de Cachoeira do Sul em período de pandemia da covid-19
Este trabalho teve por objetivo analisar a intensificação e as modificações na rotina do trabalho e as consequências do excesso deste no contexto pandêmico, dos professores do ensino fundamental de Cachoeira do Sul. Para atingir o objetivo foi utilizado uma metodologia com análise qualitativa dos dados, além da análise quantitativa. Ele é quantitativo porque usa de estatística, inferências e percentuais pra coleta de dados e análise destes. No entanto, também é considerado qualitativo, porque é efetuada uma análise de conteúdo simples relacionando aos autores. Nos resultados, a partir da entrevista e análise do formulário Survey, foi alcançado o objetivo através da média de cada item, avaliando conforme os gráficos mensuraram os dados. Foram recebidas respostas de 30 professores da rede de ensino Fundamental de Cachoeira do Sul, sendo destes metade de escola pública e metade de escola privada. A totalidades das respondentes é do sexo feminino, e cerca de metade delas possuem filhos. Assim como cerca de metade das respondentes possuem contrato semanal de 40 horas de trabalho. A maior parte das professoras respondeu que trabalhou mais de oito horas por dia durante o período de pandemia da covid-19, sendo que muitas delas atenderam pais e alunos o dia todo, e, inclusive, aos finais de semana. Assim, a partir das verificações das respostas dos participantes, identificou-se a real situação de todos os itens em relação ao intenso trabalho devido a elevada demanda no período de pandemia da covid-19, considerando que sim, o trabalho foi intensificado. Além disso, as percepções quanto aos desempenhos da sua da sua prática docente foram consideradas por elas inferiores as expectativas que tinham.