Elaborar um plano de negócio até parece ser algo fácil de ser fazer, mas na prática não é.
Entretanto, é através do plano de negócio que o empreendedor irá ter uma visão clara sobre o
negócio, traçando os objetivos, as metas e as ações que proporcionarão o sucesso no futuro. O
empreendedor deve planejar de forma estratégica para que todos recursos sejam utilizados de
forma eficiente para aumentar a produtividade da empresa, pois o planejamento estratégico vai
identificar todas as etapas que uma organização utiliza para alcançar seus objetivos. A base da
cultura empreendedora é a estratégia, junto com o planejamento ajudam a diminuir os riscos e
as incertezas que os empreendedores possuem no momento da abertura de novos negócios. Por
isso, nesta pesquisa foi elaborado uma Plano de Negócio para a implantação de uma Farmácia
no Interior do município de Agudo/RS. Nele procurou-se identificar, através da análise SWOT,
os pontos fortes e fracos do negócio, suas oportunidade e ameaças. A análise de mercado foi
realizada através de um questionário com a comunidade do local. Nesta pesquisa também foi
analisada os concorrentes do negócio e seus fornecedores, o plano de operações com layout da
farmácia, a tecnologia e a necessidade de pessoal. E, por fim, foi analisado também a análise
econômica/financeira com a estimativas de custos e de investimentos do negócio. O método
que foi empregado na pesquisa deste trabalho foi a pesquisa-ação, a bibliográfica e a
documental. A pesquisa-ação tem por objetivo identificar ou resolver um problema. A pesquisa
bibliográfica se utiliza materiais através de dados secundários que estão publicados na internet, livros e sites. E a pesquisa documental se deteve através da coleta de dados utilizados através do questionário. No fim das contas, podemos compreender que abertura da Farmácia Pinhal na localidade do Rincão do Mosquito é viável, pois o retorno do investimento é a longo prazo, apesar de que economia no Brasil tenha melhorado temos ainda o atual cenário político que
contribuem para as incertezas de novos negócios.