REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Indicadores da qualidade da experiência do visitante: subsídios para o monitoramento do uso público no Parque Estadual de Itapuã - RS

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dc.contributor.advisor Binkowski, Patrícia
dc.contributor.author Feijó, Gabriela Trentini
dc.date.accessioned 2024-04-08T16:10:23Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3266
dc.description.abstract O Parque Estadual de Itapuã (PEI), objeto de estudo dessa pesquisa, é uma Unidade de Proteção Integral, localizada no município de Viamão/RS e possui 5.566 hectares (ha). Apesar de ser considerada uma das últimas amostras de ambientes originais da região metropolitana de Porto Alegre e atrair anualmente um grande número de visitantes, a Unidade de Conservação (UC) carece de instrumentos de gestão e monitoramento que permitam a avaliação dos impactos gerados e das experiências vivenciadas pelos seus visitantes. Considerando esse contexto, o presente estudo propõe realizar um diagnóstico sobre a experiência do visitante nas praias do PEI; elaborar uma ferramenta metodológica para avaliar a qualidade da experiência do visitante, por meio da seleção de indicadores sociais e; gerar subsídios que auxiliem no monitoramento e em posteriores diagnósticos avaliativos, para facilitar a gerência do uso público nas praias do PEI. A produção de dados foi realizada através de consultas bibliográficas e por meio da aplicação de um questionário – composto por perguntas abertas e fechadas, aos visitantes do Parque. A partir das respostas obtidas foi possível identificar o perfil dos visitantes, suas expectativas, motivações, desejos e outras informações relacionadas a qualidade de suas experiências. A maioria dos visitantes do PEI é composta por grupos de 3 a 6 pessoas, sendo 57% de Porto Alegre e 16,1% de Viamão. Quanto à faixa etária, 36,8% têm entre 37 e 46 anos, enquanto 13,7% têm entre 57 e 66 anos. A maioria possui ensino médio completo (34,7%) ou ensino superior completo (33,7%). Cerca de 51,6% dos entrevistados visitavam o Parque pela primeira vez. Quanto aos tipos de experiências buscadas pelos visitantes, a maioria concentrou suas respostas em duas categorias: "lazer e recreação" e "contemplação na natureza". Além disso, a partir de análises qualitativas, foi possível elaborar uma ferramenta metodológica para avaliar a qualidade da experiência da visitação por meio da seleção de indicadores sociais e disponibilizar à gestão do Parque uma matriz de monitoramento, constando as formas de coleta de dados, períodos de coleta, parâmetros iniciais para os indicadores selecionados e sugestões de estratégias e ações de manejo corretivas. Os indicadores pontuados estão relacionados a Infraestrutura; Recepção do visitante; Quantidade de resíduos presente nas praias; Quantidade de visitantes encontrados; Quantidade de áreas degradadas e; Reincidência do visitante. Espera-se que essas informações sirvam como subsídio para a adoção de um programa de monitoramento e controle dos impactos gerados pela e na visitação e que contribuam para o fortalecimento do uso público no Parque.
dc.language.iso 240405s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Indicadores sociais
dc.subject Parque Estadual de Itapuã
dc.subject Unidades de conservação - Brasil
dc.title Indicadores da qualidade da experiência do visitante: subsídios para o monitoramento do uso público no Parque Estadual de Itapuã - RS
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Lisboa, Cassiano Pamplona
local.description.areasdoconhecimento D308(81)


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