Resumo:
O Parque Estadual de Itapuã (PEI), objeto de estudo dessa pesquisa, é uma Unidade de
Proteção Integral, localizada no município de Viamão/RS e possui 5.566 hectares (ha).
Apesar de ser considerada uma das últimas amostras de ambientes originais da região
metropolitana de Porto Alegre e atrair anualmente um grande número de visitantes, a
Unidade de Conservação (UC) carece de instrumentos de gestão e monitoramento que
permitam a avaliação dos impactos gerados e das experiências vivenciadas pelos seus
visitantes. Considerando esse contexto, o presente estudo propõe realizar um diagnóstico
sobre a experiência do visitante nas praias do PEI; elaborar uma ferramenta metodológica
para avaliar a qualidade da experiência do visitante, por meio da seleção de indicadores
sociais e; gerar subsídios que auxiliem no monitoramento e em posteriores diagnósticos
avaliativos, para facilitar a gerência do uso público nas praias do PEI. A produção de
dados foi realizada através de consultas bibliográficas e por meio da aplicação de um
questionário – composto por perguntas abertas e fechadas, aos visitantes do Parque. A
partir das respostas obtidas foi possível identificar o perfil dos visitantes, suas
expectativas, motivações, desejos e outras informações relacionadas a qualidade de suas
experiências. A maioria dos visitantes do PEI é composta por grupos de 3 a 6 pessoas,
sendo 57% de Porto Alegre e 16,1% de Viamão. Quanto à faixa etária, 36,8% têm entre
37 e 46 anos, enquanto 13,7% têm entre 57 e 66 anos. A maioria possui ensino médio
completo (34,7%) ou ensino superior completo (33,7%). Cerca de 51,6% dos
entrevistados visitavam o Parque pela primeira vez. Quanto aos tipos de experiências
buscadas pelos visitantes, a maioria concentrou suas respostas em duas categorias: "lazer
e recreação" e "contemplação na natureza". Além disso, a partir de análises qualitativas,
foi possível elaborar uma ferramenta metodológica para avaliar a qualidade da
experiência da visitação por meio da seleção de indicadores sociais e disponibilizar à
gestão do Parque uma matriz de monitoramento, constando as formas de coleta de dados,
períodos de coleta, parâmetros iniciais para os indicadores selecionados e sugestões de
estratégias e ações de manejo corretivas. Os indicadores pontuados estão relacionados a
Infraestrutura; Recepção do visitante; Quantidade de resíduos presente nas praias;
Quantidade de visitantes encontrados; Quantidade de áreas degradadas e; Reincidência
do visitante. Espera-se que essas informações sirvam como subsídio para a adoção de um
programa de monitoramento e controle dos impactos gerados pela e na visitação e que
contribuam para o fortalecimento do uso público no Parque.