dc.description.abstract |
A criança é um indivíduo em constante fase de crescimento, capaz de interagir, agir, descobrir e transformar o mundo com habilidades e potencialidades, ou seja, a infância é a etapa fundamental nas suas vidas onde o brincar assume um importante papel. O brincar para a criança não é somente diversão, mas sim um processo de construção, socialização e desenvolvimento. A escolha desse tema se deu pelo interesse em compreender melhor o brincar na Educação Infantil bem como seu aspecto pedagógico, entendendo que o aprender, nesse nível de ensino, tem muito a ver com o brincar. A pesquisa teve como objetivo geral estudar o brincar no contexto da Educação Infantil, e como objetivos específicos compreender se o brincar é considerado um recurso didático pedagógico no processo ensino e aprendizagem de crianças bem pequenas; e, entender como o brincar se traduz da rotina da educação infantil. Consta de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, descritiva de tipo pesquisa de campo. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e a coordenadora pedagógica de uma EMEI do município em São Luiz Gonzaga. Os resultados evidenciaram o brincar como uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. A |
|