REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O brincar e a brincadeira como recursos pedagógicos na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Coletto, Gabriela de Brum
dc.date.accessioned 2024-07-15T18:33:59Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3352
dc.description.abstract A criança é um indivíduo em constante fase de crescimento, capaz de interagir, agir, descobrir e transformar o mundo com habilidades e potencialidades, ou seja, a infância é a etapa fundamental nas suas vidas onde o brincar assume um importante papel. O brincar para a criança não é somente diversão, mas sim um processo de construção, socialização e desenvolvimento. A escolha desse tema se deu pelo interesse em compreender melhor o brincar na Educação Infantil bem como seu aspecto pedagógico, entendendo que o aprender, nesse nível de ensino, tem muito a ver com o brincar. A pesquisa teve como objetivo geral estudar o brincar no contexto da Educação Infantil, e como objetivos específicos compreender se o brincar é considerado um recurso didático pedagógico no processo ensino e aprendizagem de crianças bem pequenas; e, entender como o brincar se traduz da rotina da educação infantil. Consta de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica, descritiva de tipo pesquisa de campo. Os sujeitos da pesquisa foram três professoras e a coordenadora pedagógica de uma EMEI do município em São Luiz Gonzaga. Os resultados evidenciaram o brincar como uma ferramenta pedagógica no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. A
dc.language.iso 240712s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Brincadeiras
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação infantil
dc.subject Brincar
dc.title O brincar e a brincadeira como recursos pedagógicos na educação infantil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.695


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples