dc.contributor.advisor |
Navarini, Jussara |
|
dc.contributor.author |
Chagas, Marta Cristina das |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-15T18:34:19Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.date.submitted |
2024 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3353 |
|
dc.description.abstract |
A educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem levantado questões, especialmente no que diz respeito à integração desses alunos nas instituições de ensino. Neste sentido, indivíduos com autismos apresentam diferentes características seja física, intelectual ou social. Dessa forma, a presente pesquisa trouxe a seguinte questão: quais as práticas docentes para desenvolvimento da aprendizagem para proporcionar a inclusão escolar com alunos do Transtorno do Espectro Autista? Portanto, o objetivo geral é investigar as práticas docentes para desenvolvimento da aprendizagem de alunos com TEA. Os aspectos metodológicos que nortearam esse estudo se caracterizam por uma pesquisa bibliográfica de viés qualitativo, tendo como objetos de estudo os documentos de legislação sobre inclusão e artigos científicos que abordam questões referente à inclusão no âmbito escolar. Com os resultados obtidos pode-se constatar que a inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo é um trabalho em andamento que requer política pública eficaz e docentes preparados para este desafio. Também foi possível perceber a existência de métodos educacionais que podem ser aplicados como possibilidades da prática docente inclusiva com alunos autistas, sem a necessidade de avanços tecnológicos. Além disso, a formação docente especializada para trabalhar com estes alunos é fundamental, uma vez que cada indivíduo apresenta características distintas.
Dessa forma, pode-se concluir que apesar de todos os progressos registrados nas últimas décadas, a criação e aprovação de leis e a evolução da sociedade no que diz respeito às pessoas com deficiência é evidente. Além disso, mesmo com os progressos, existem dificuldades importantes a serem vencidas para garantir a integração eficaz e duradoura de estudantes com autismo na escola regular. |
|
dc.language.iso |
240712s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Autismo |
|
dc.subject |
Inclusão escolar |
|
dc.subject |
Transtorno do Espectro Autista - TEA |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Autismo: desafios e práticas docentes para desenvolvimento da aprendizagem |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M372.3 |
|