Resumo:
O Geoparque Caminhos dos Cânions (GCCS) recentemente chancelado como Geoparque Mundial da
UNESCO abrange uma área total de 2.830 km2. Sendo composto por sete municípios, quatro
localizados no estado de Santa Catarina (Praia Grande, Timbé do Sul, Morro Grande e Jacinto
Machado), e três no Rio Grande do Sul (Torres, Mampituba e Cambará do Sul). Nessa região
encontram-se os maiores Cânions da América Latina, o que dá relevância geológica em nível
internacional ao território. Além de contar com praias, lagoas, dunas, rios, cachoeiras, cascatas,
falésias, mirantes, paleotocas e trilhas que compõem paisagens de belezas cênicas e também agregam
valor arqueológico, ecológico, histórico e cultural. Nesta pesquisa o território não é abordado apenas
como espaço, mas como território usado por pessoas que nele vivem e constroem sua história em meio
a este cenário. Geoparques estão associados a um tripé constituído pela geoconservação, o geoturismo
e a geoeducação. De modo que a Geoeducação visa à difusão do conhecimento da evolução da Terra e
da vida na Terra, por meio da educação, para trabalhar essa temática o Consórcio (firmado entre os
municípios) criou o Eixo-Educação, que trata das questões educacionais no território. Essa pesquisa se
propôs a identificar de que forma ocorre a aproximação da Geoeducação com a Educação Ambiental
(EA). Assim a escolha do tema proposto se deu em razão da importância de mapear práticas
curriculares desenvolvidas pelos municípios participantes do GCCS; sendo fundamental para
estruturar e programar o curso de Formação em Ambientalização Curricular Docente que foi aplicado
com professores das redes de ensino dos municípios que compõem o Consórcio; e organizar
indicadores de implementação de Política Pública de EA, para por meio deles assinalar para a
construção de um documento orientador, complementar as Diretrizes Curriculares Municipais para
tomada de decisões e proposições didático-metodológicas no campo da EA, dentro do território.O
referencial teórico foi construído com base em teorias e conceitos ligados aos Geoparques, Território,
Educação Ambiental, Ambientalização Curricular, Ambientalização Docente e Desenvolvimento
Sustentável. A pesquisa teve caráter exploratório e abordagem qualitativa e quantitativa. Com base em
coleta de dados oficiais (IBGE, Censo, UNESCO, Estatuto do Consórcio), nas Secretarias Municipais
de Educação e nas diretrizes da Política Pública de Educação Ambiental foram elaborados
instrumentos de coleta de dados, sob a forma de questionários aplicados via formulários online,
visando conhecer o perfil dos professores participantes do Curso de formação continuada aplicado
nesta pesquisa, além de compreender como a EA está presente em suas práticas e qual nível de
ambientalização ocorre nos currículos das redes e no fazer docente. Do estudo resultaram dois
produtos técnicos, o primeiro foi o curso de formação continuada “Ambientalização curricular docente
no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul”, além de indicadores que visam auxiliar no
planejamento de política pública de EA no território Geoparque para assim colaborar com o Eixo-
Educação do GCCS.