REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Mediação e vigilância patrimonial: um relato de formação educativa ENTRE mediadores e vigilantes do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Mariana da Silva
dc.contributor.author Iung, Loriana da Silva
dc.date.accessioned 2024-08-21T17:10:00Z
dc.date.available 2024-08-21T17:10:00Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3400
dc.description.abstract O presente texto tem como objetivo compartilhar, bem como problematizar, os aprendizados cativados por esta arte-educadora em formação durante o período em que o Projeto de Formação foi realizado pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS, em 2023, sob minha coordenação, em conjunto com as equipes de vigilância patrimonial do Museu. Por meio da pesquisa narrativa, o texto propõe histórias e reflexões sobre arte, docência e sistema da arte a partir da experiência formativa vivenciada pela autora. É desejo dos envolvidos que esta vivência seja contada e ampliada. Este Trabalho de Conclusão de Curso conta com o aporte teórico em autoras/es como bell hooks (2017), Lia Vainer Schucman (2020), Robin DiAngelo (2020), Djamila Ribeiro (2020), Bruna Fetter (2018), Carla Batista (2023), que farão diálogo com o referencial primário obtido através de anotações e registros fotográficos realizados ao longo da Formação, com o projeto chamado Mesa de Thereza coordenado por Thereza Portes e pelas performances de Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. Para se chegar às reflexões estabelecidas neste trabalho, foi fundamental passar pela compreensão da pluralidade de sistemas da arte, incorporando a questão geográfica como diferenciadora e, ao mesmo tempo, unificadora, bem como pensar em propostas educativas que valorizem um diálogo mais horizontal que considere os caminhos percorridos pelos envolvidos até o momento da situação educativa e a partir dela também, para unir mundos numa construção de conhecimento dialógica.
dc.language.iso 240820s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Artes visuais
dc.subject Educação
dc.subject Mediação cultural
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Mediação e vigilância patrimonial: um relato de formação educativa ENTRE mediadores e vigilantes do Museu de Arte do Rio Grande do Sul
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M7


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples