| dc.description.abstract |
O presente texto tem como objetivo compartilhar, bem como problematizar, os
aprendizados cativados por esta arte-educadora em formação durante o período
em que o Projeto de Formação foi realizado pelo Núcleo Educativo e de Programa
Público do Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS, em 2023, sob minha
coordenação, em conjunto com as equipes de vigilância patrimonial do Museu. Por
meio da pesquisa narrativa, o texto propõe histórias e reflexões sobre arte, docência
e sistema da arte a partir da experiência formativa vivenciada pela autora. É desejo
dos envolvidos que esta vivência seja contada e ampliada. Este Trabalho de
Conclusão de Curso conta com o aporte teórico em autoras/es como bell hooks
(2017), Lia Vainer Schucman (2020), Robin DiAngelo (2020), Djamila Ribeiro (2020),
Bruna Fetter (2018), Carla Batista (2023), que farão diálogo com o referencial
primário obtido através de anotações e registros fotográficos realizados ao longo da
Formação, com o projeto chamado Mesa de Thereza coordenado por Thereza
Portes e pelas performances de Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. Para se
chegar às reflexões estabelecidas neste trabalho, foi fundamental passar pela
compreensão da pluralidade de sistemas da arte, incorporando a questão
geográfica como diferenciadora e, ao mesmo tempo, unificadora, bem como pensar
em propostas educativas que valorizem um diálogo mais horizontal que considere
os caminhos percorridos pelos envolvidos até o momento da situação educativa e a
partir dela também, para unir mundos numa construção de conhecimento dialógica. |
|