REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Teatro para infâncias neurodiversas: investigações de pedagogias inclusivas e acolhedoras da cena

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dc.contributor.advisor De Carli, Jezebel Maria Guidalli
dc.contributor.author Loyola, Stefanie Thais
dc.date.accessioned 2024-09-02T16:18:13Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3410
dc.description.abstract A promoção de acessibilidade em espaços culturais e o pensar inclusivo como uma linguagem é uma forma de promover a sociabilidade de crianças neurodivergentes e da promoção de memórias afetivas positivas na primeira infância. Por essa razão, este estudo aborda a criação de estratégias inclusivas e acolhedoras no teatro para crianças neurodiversas com distúrbios sensoriais e a experiência do espectador como guia da criação de uma linguagem cênica. Utilizando de abordagem exploratória e qualitativa, a pesquisa revisa a literatura para fomentar a criação poética da encenadora e práticas pedagógicas inclusivas da cena, que resulta no experimento teatral “Esferolar- Experiências Sensoriais para todas as crianças”. A pesquisa destaca a importância que a criação de um ambiente teatral inclusivo não beneficia apenas crianças neurodiversas, mas também enriquece a experiência cultural de todas as crianças. Os principais autores utilizados como referencial teórico são: Brenda Freire, Cristiane Muñoz, Flávio Desgranges, Francisco Ortega, Marta Quintanilha Gomes, bell hooks, Judy Singer, Lorna Wing, Paulo Fochi e Viviane Sarraf.
dc.language.iso 240830s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Encenação
dc.subject Neurodiversidade
dc.subject Teatro Inclusivo
dc.title Teatro para infâncias neurodiversas: investigações de pedagogias inclusivas e acolhedoras da cena
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M792


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