A promoção de acessibilidade em espaços culturais e o pensar inclusivo como uma linguagem
é uma forma de promover a sociabilidade de crianças neurodivergentes e da promoção de
memórias afetivas positivas na primeira infância. Por essa razão, este estudo aborda a criação
de estratégias inclusivas e acolhedoras no teatro para crianças neurodiversas com distúrbios
sensoriais e a experiência do espectador como guia da criação de uma linguagem cênica.
Utilizando de abordagem exploratória e qualitativa, a pesquisa revisa a literatura para
fomentar a criação poética da encenadora e práticas pedagógicas inclusivas da cena, que
resulta no experimento teatral “Esferolar- Experiências Sensoriais para todas as crianças”. A
pesquisa destaca a importância que a criação de um ambiente teatral inclusivo não beneficia
apenas crianças neurodiversas, mas também enriquece a experiência cultural de todas as
crianças. Os principais autores utilizados como referencial teórico são: Brenda Freire,
Cristiane Muñoz, Flávio Desgranges, Francisco Ortega, Marta Quintanilha Gomes, bell
hooks, Judy Singer, Lorna Wing, Paulo Fochi e Viviane Sarraf.