Oliveira, Celmar Corrêa de; Hernandez, Aline Reis Calvo; Steigleder, Clara Natalia; Pandolfo, Andrea Lopes; Tavares, Daiane Lippert
Resumo:
A primeira edição do curso Massive Online Open Courses (MOOC) “Introdução aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: da Agenda 2030 à sua Aplicabilidade” foi lançada oficialmente no dia 25 de novembro de 2022 durante o evento “3ª Mostra Científica Cidades e Sustentabilidade” promovido pelo Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento (PGPD). Com prazo inicial para encerramento em 31 de março de 2023 e uma meta projetada de atingir cerca de 150 participantes. O curso, coordenado pelas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sustentabilidade (PPGAS) da UERGS, Andrea Lopes Pandolfo e Daiane Lippert Tavares e pelo professor orientador Celmar Corrêa de Oliveira, contou com a participação de outros 16 ministrantes, entre professores e alunos de pós-graduação da UERGS, UFPEL e FURG. Ele foi criado a fim de constituir um dos produtos a serem elaborados pelas alunas no âmbito do mestrado profissional. De acordo com a Portaria CAPES 171/2018 esta categoria de produto pertence ao “Eixo 2: Formação” e se classifica como “2. Criação de Atividade de capacitação em diferentes níveis”. A opção pelo formato MOOC foi realizada em função de que o principal objetivo das alunas era a de criar um produto focado na promoção da Agenda 2030 e dos ODS para a comunidade em geral, de forma simples e com linguagem acessível, com enfoque na aplicabilidade desta Agenda no dia a dia da população. Por este motivo, entendeu-se que o formato MOOC seria aquele capaz de melhor atender a estes objetivos. As chamadas Tecnologias da informação e da comunicação (TICs) já são consideradas grandes aliadas na difusão do conhecimento, como os cursos voltados ao ambiente virtual, com práticas de ensino online muito atrativas, com recurso, por exemplo, de vídeos a objetos digitais interativos (Costa, 2005). Neste contexto, em 2008 surgem os Massive Open Online Courses (MOOCs), uma oferta de cursos formativos como uma oportunidade de democratização no acesso ao conhecimento e promovem a consolidação de redes de aprendizagem sem limite de participantes (Zuquello & Gimenes, 2015). Amplamente difundidos a partir de 2012 por entidades como Coursera, Udacity e edX (Peco & Luján-Mora, 2013). Os cursos MOOC são conhecidos por permitir adquirir conhecimento em qualquer área de estudo, de forma gratuita, flexível e acessível, a partir de aulas online que podem ser síncronas ou assíncronas, por meio da formação de grupos, fóruns de discussão, atividades colaborativas e relacionadas, sem a exigência de qualificações anteriores e, por este motivo, estão abertos a toda a comunidade. Se o projeto de criação do curso começou de forma tímida, a partir do apoio e parceria do Grupo de Pesquisa em Políticas, Gestão Pública e Desenvolvimento (PGPD), ele pôde alçar voos mais ambiciosos a partir da união dos professores e alunos do grupo, com suas diferentes formações e áreas de atuação, possibilitou-se a ampliação da gama de assuntos a serem abordados pelo curso, permitindo fornecer aos cursistas uma ampla visão da Agenda 2030, dos ODS suas interações e singularidades. Foram os olhares distintos e complementares de cada um desses profissionais, que tornaram esse curso tão rico em oportunizar diferentes olhares sobre esta temática tão relevante: o desenvolvimento sustentável.