A presente pesquisa Antes de mim sou eu de novo: articulações poéticas e gestuais
do corpo em um tempo espiralar, tem por objetivo relacionar a construção cênica e
dramatúrgica do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado Antes de mim sou eu de
novo a partir do conceito de tempo-espiralar, que é referenciado na pensadora de
Teatro Leda Maria Martins, que aborda a presença em múltiplas temporalidades,
considerando sua ancestralidade. Assim, estabelece-se a partir de uma perspectiva
afro-brasileira, uma relação com as simbologias das divindades de religiões de
matriz africana Iroko, Exu e Oxum, afim de que provoque uma corporeidade
integrada com um perspectiva não-colonial para o corpo negro em movimento. São
realizadas entrevistas com artistas racializados sobre suas relações com o tempo e
que auxiliaram a compor dramaturgicamente o texto e as ações. Ativa-se outras
noções conceituais, como encruzilhada e negociação, a fim de que se instaure o
encantamento, como defende os escritos dos pesquisadores Luiz Antonio Simas e
Luiz Rufino.