REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Análise das abordagens dos conteúdos solos em livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Mello, Ricardo Silva Pereira
dc.contributor.author Filgueira, Patrícia Floripes
dc.date.accessioned 2025-01-24T11:09:58Z
dc.date.available 2025-01-24T11:09:58Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3624
dc.description.abstract O livro didático possui um papel singular nos ambientes escolares brasileiros, especialmente com a adoção do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Neste sentido, considerando a necessária conscientização da sociedade da importância dos solos para a produção de alimentos entre outros diversos serviços ecossistêmicos, o objetivo deste estudo foi analisar como os conteúdos referentes aos solos são abordados em algumas coleções recentes de livros didáticos de Ciências e Geografia do 6º ano do ensino fundamental aprovados pela PNLD e de acordo com as habilidades normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos sobre os solos nos livros didáticos analisados destacam-se em regra pela clareza na apresentação dos conceitos básicos, linguagem apropriada, riqueza de ilustrações, exemplos práticos, proposições de metodologias ativas de aprendizagem, incluindo alguns temas contemporâneos transversais relevantes para toda a sociedade. Entre os aspectos que poderiam ser mais enfatizados são as características morfológicas e microbiologia dos solos, e as relações dos solos com mudanças climáticas e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Por fim, o aprimoramento dos livros didáticos pressupõe cada vez mais estimular a visão crítica das diferenças e desigualdades na utilização dos solos, suas causas e consequências na sociedade.
dc.language.iso 250123s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Livros didáticos - Ensino solos
dc.subject Ensino fundamental - Ciências da Natureza
dc.subject PNLD - Estudo do solo
dc.subject Ensino fundamental - Geografia
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Livro didático - Análise
dc.subject Ensino Fundamental - Ensino sobre solos
dc.title Análise das abordagens dos conteúdos solos em livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Duarte, Marcelo Maisonette
local.description.areasdoconhecimento M631.4:371.671(075.2)
dc.description.additionalinformation O Produto Educacional deste artigo foi catalogado separadamente com o título "Solos na escola: aplicações para a sexta série do Ensino Fundamental".


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples