O livro didático possui um papel singular nos ambientes escolares brasileiros, especialmente com a adoção do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Neste sentido, considerando a necessária conscientização da sociedade da importância dos solos para a produção de alimentos entre outros diversos serviços ecossistêmicos, o objetivo deste estudo foi analisar como os conteúdos referentes aos solos são abordados em algumas coleções recentes de livros didáticos de Ciências e Geografia do 6º ano do ensino fundamental aprovados pela PNLD e de acordo com as habilidades normativas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos sobre os solos nos livros didáticos analisados destacam-se em regra pela clareza na apresentação dos conceitos básicos, linguagem apropriada, riqueza de ilustrações, exemplos práticos, proposições de metodologias ativas de aprendizagem, incluindo alguns temas contemporâneos transversais relevantes para toda a sociedade. Entre os aspectos que poderiam ser mais enfatizados são as características morfológicas e microbiologia dos solos, e as relações dos solos com mudanças climáticas e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Por fim, o aprimoramento dos livros didáticos pressupõe cada vez mais estimular a visão crítica das diferenças e desigualdades na utilização dos solos, suas causas e consequências na sociedade.
A teoria Piagetiana e o Construtivismo mostraram uma nova forma de conceber o desenvolvimento do conhecimento. Por isso, o crescente interesse em aproximar a teoria das questões e interesses educacionais. Nesse sentido, o ...