Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul (RS) enfrentou cheias e inundações extremas, revelando vulnerabilidades socioambientais e gerando dúvidas na sociedade sobre as causas e impactos desses eventos. Para debater e refletir sobre esses temas, ofertamos um curso de extensão para três turmas do Aproveitamento de Estudos (APE) do Curso de Formação de Docentes do Instituto Educacional Estadual Cel. Patrício Vieira Rodrigues, em Tapes (RS). O curso abordou questões socioambientais relacionadas às inundações, utilizando a metodologia da pesquisa-formação. O objetivo foi sensibilizar futuras professoras sobre a importância da Educação Socioambiental em tempos de eventos extremos. Como recurso pedagógico, utilizamos diversas imagens para aprofundar os temas, destacando o potencial das imagens na Educação. As participantes desenvolveram três projetos relacionados à Educação Socioambiental de Tapes como parte dos resultados. Assim, esta pesquisa busca investigar se o uso de imagens facilitou a compreensão dos temas socioambientais e contribuiu para a sensibilização das estudantes sobre a relevância da educação socioambiental em tempos de mudanças climáticas, além de avaliar o impacto do curso nas turmas de formação docente.