REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A implementação de tecnologias assistivas como ferramenta inclusiva ao atendimento educacional especializado

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lima, Edilma Machado de
dc.contributor.author Santos, Luci Terezinha Monteiro dos
dc.date.accessioned 2025-01-27T11:28:28Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3638
dc.description.abstract O trabalho tem por objetivo analisar a importância da TA na eliminação de barreiras no ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Metodologicamente, adotamos a pesquisa bibliográfica do tipo exploratório e elegemos a base de dados Google Acadêmico e o repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2023 a 2024. Analisando a importância da TA na eliminação de barreiras no ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência matriculados nas SRMs, concluímos que o uso desses recursos possibilita um ambiente acessível, adaptações no currículo, maior engajamento e participação, bem como autonomia e independência dos alunos. Entretanto, para que esses benefícios sejam alcançados, é fundamental a participação ativa dos professores e a formação continuada, garantindo que a escola permaneça ativa e atualizada, promovendo transformações nas práticas pedagógicas e uma educação inclusiva efetiva.
dc.language.iso 250124s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Sala de Recursos Multifuncionais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Tecnologia assistiva
dc.subject Atendimento Educacional Especializado - AEE
dc.title A implementação de tecnologias assistivas como ferramenta inclusiva ao atendimento educacional especializado
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples