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O presente trabalho objetiva analisar a formação de professores das escolas do Município de Alegrete, RS. Diante desse cenário, busca-se problematizar a formação dos educadores, essencial para a inclusão, dada a demanda crescente por profissionais capacitados. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com a aplicação de um questionário semi-estruturado, que buscou explorar as percepções, desafios e necessidades dos professores no processo de inclusão de alunos com deficiência. A pesquisa realizada mostrou que, nas Salas de Recursos Mutifuncionais, trabalham somente profissionais com formação nesta área. Também mostrou que os professores estão procurando se capacitarem em outras áreas, não somente educação especial. A maioria afirmou que os professores não sabem trabalhar com alunos com deficiência em sala de aula. Os entrevistados confirmaram que a falta de diagnóstico dificulta o planejamento da metodologia, sendo que vários fatores dificultam o processo de inclusão. Todos afirmaram a importância da educação continuada para os professores, destacando impactos negativos como tempo e sobrecarga no trabalho o que os impedem de fazerem uma educação continuada. |
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