REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Pedagogias decoloniais e sentipensantes no ensino das artes literárias negras e indígenas: percursos de uma práxis em São Francisco de Paula/RS

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dc.contributor.advisor Neske, Márcio Zamboni
dc.contributor.author Salazar, Nubiana
dc.date.accessioned 2025-03-28T12:38:17Z
dc.date.available 2025-03-28T12:38:17Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3714
dc.description.abstract Este trabalho se apresenta como uma alternativa à colonialidade. É um estudo qualitativo que buscou constituir ações pedagógicas decoloniais pautadas teoricamente na interculturalidade crítica (Walsh, 2009) e na sociologia das ausências e das emergências (Santos, 2021), e, metodologicamente, na investigação-ação participativa (Fals Borda, 2012) e no corazonar (Arias, 2010), aliadas à pedagogia da autonomia e do oprimido (Freire, 2021a; 2021b). Seu principal intuito foi desenvolver uma análise crítica e propositiva que questione e desnaturalize a colonialidade do poder/saber presente no cotidiano escolar ao mesmo tempo em que favoreça a (re)construção de uma práxis de educação intercultural crítica no âmbito do processo de ensino-aprendizagem das artes literárias negras e indígenas no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental (EF) no município de São Francisco de Paula/RS, para tanto, especificamente, objetivou-se o seguinte: a) resgatar e ressignificar as histórias ausentes indígenas e negras no município de São Francisco de Paula/RS; b) analisar materiais didáticos (coleção Tecendo Linguagens) no que diz respeito à subalternização e inferiorização das matrizes étnico-raciais no ensino e fruição das artes literárias; c) desenvolver dispositivos pedagógicos que ressignifiquem o processo de ensino-aprendizagem das relações étnico-raciais das artes literárias indígenas e negras numa perspectiva da interculturalidade crítica; e, d) construir uma práxis escolar cotidiana que tenha a interculturalidade crítica, alicerçada nas pedagogias decoloniais, a fim de proporcionar e instigar a compreensão das realidades plurais que coexistem no universo. Após a análise voltada aos textos literários presentes nos livros da coleção Tecendo Linguagens (Oliveira; Araujo, 2018a; 2018b; 2018c; 2018d), observou-se que a predominância do perfil das autorias é reservada a autores, em sua maioria, brancos, o que denota um apagamento de autoras e autores(as) indígenas e negros. A partir disso, construíram-se 9 oficinas que foram realizadas com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, em São Francisco de Paula/RS. As oficinas realizadas constituem dispositivos pedagógicos, os quais foram direcionados ao estudo dos saberes, memórias e histórias, principalmente indígenas e negros do município de são Francisco de Paula e dos arredores. As ações realizadas permitiram nossas reflexões e produções acerca de saberes da região, saberes indígenas e negros, possibilitando, também, a partir da literatura, nossas interações com tais conhecimentos. Essas ações pedagógicas decoloniais e sentipensantes nos permitiram experiências enriquecedoras em sala e além dela, valorizando os saberes de nossos interlocutores. Como produtos, apresenta-se, com esta dissertação, um material didático resultante da metodologia utilizada, dois produtos de comunicação, um perfil no Instagram e um site, um evento organizado e um e-book.
dc.language.iso 250327s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Literatura negra
dc.subject Interculturalidade
dc.subject Literatura indígena
dc.title Pedagogias decoloniais e sentipensantes no ensino das artes literárias negras e indígenas: percursos de uma práxis em São Francisco de Paula/RS
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Hernandez, Aline Reis Calvo
local.description.areasdoconhecimento D821
dc.description.additionalinformation Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, Unidade Hortênsias, 2024.


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