REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Precursos da ambientalização curricular Docente na Escola de Educação Especial Raio de Luz - Igrejinha/RS:

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dc.contributor.advisor Reinehr, Rosmarie
dc.contributor.author Bischoff, Silvia Juliana
dc.date.accessioned 2025-03-28T12:38:52Z
dc.date.available 2025-03-28T12:38:52Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3715
dc.description.abstract A Escola de Educação Especial Raio de Luz, localizada no município de Igrejinha/RS, apesar de possuir experiências de educação ambiental, ainda não contemplava tal temática em seus currículos elaborados. As ações realizadas na educação especial também partem de uma determinada situação socioambiental e necessitam vincular- se a uma proposta de prática pedagógica que considere as circunstâncias do ambiente. Tendo em vista esse contexto, o presente estudo propõe realizar uma análise qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com o objetivo de implementar uma proposta de formação continuada de docentes da escola de educação especial, a partir de diretrizes baseadas na ambientalização curricular e nas competências socioemocionais. A produção de dados foi realizada a partir de um curso de formação, respostas a formulários, diálogos e produção de material técnico ou pedagógico voltado às necessidades dos docentes. Ao analisar o contexto da rede APAE e da referida escola especial e suas experiências pedagógicas, entende-se que as ações socioambientais na escola devem integrar um processo de ambientalização. Assim, tem-se na proposta de formação pedagógica em educação ambiental e competências socioemocionais um processo de aprendizagem com identificação dos pontos de conexão entre as temáticas socioambientais nas práticas cotidianas. Ou seja, ambientalizar o currículo passa pelo olhar e ação coletiva concreta, incluindo o contexto socioambiental da comunidade escolar. Dessa forma, entende-se que a ambientalização como processo passa pela formação continuada, em que se oportunizem condições de acesso e permanência do aluno com deficiência, mediando o desenvolvimento de habilidades no processo de aprendizagem, não só cognitivas, mas também socioemocionais. Na pesquisa, foram observadas práticas docentes a partir do olhar para um processo de ambientalização curricular ancorado nas competências socioemocionais. Como resultado, as atividades escolares se traduzem hoje com um olhar voltado para as questões ambientais, tendo como base a ambientalização refletida em práticas pautadas na realidade socioambiental e alicerçadas nas competências socioemocionais.
dc.language.iso 250327s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação Ambiental
dc.subject Educação especial
dc.subject Formação pedagógica
dc.title Precursos da ambientalização curricular Docente na Escola de Educação Especial Raio de Luz - Igrejinha/RS:
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento D371.13
dc.description.additionalinformation Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Mestrado Profissional em Ambiente e Sustentabilidade, Unidade Hortênsias, 2024.


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