Resumo:
A Escola de Educação Especial Raio de Luz, localizada no município de Igrejinha/RS,
apesar de possuir experiências de educação ambiental, ainda não contemplava tal
temática em seus currículos elaborados. As ações realizadas na educação especial
também partem de uma determinada situação socioambiental e necessitam vincular-
se a uma proposta de prática pedagógica que considere as circunstâncias do
ambiente. Tendo em vista esse contexto, o presente estudo propõe realizar uma
análise qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com o objetivo de implementar uma
proposta de formação continuada de docentes da escola de educação especial, a
partir de diretrizes baseadas na ambientalização curricular e nas competências
socioemocionais. A produção de dados foi realizada a partir de um curso de formação,
respostas a formulários, diálogos e produção de material técnico ou pedagógico
voltado às necessidades dos docentes. Ao analisar o contexto da rede APAE e da
referida escola especial e suas experiências pedagógicas, entende-se que as ações
socioambientais na escola devem integrar um processo de ambientalização. Assim,
tem-se na proposta de formação pedagógica em educação ambiental e competências
socioemocionais um processo de aprendizagem com identificação dos pontos de
conexão entre as temáticas socioambientais nas práticas cotidianas. Ou seja,
ambientalizar o currículo passa pelo olhar e ação coletiva concreta, incluindo o
contexto socioambiental da comunidade escolar. Dessa forma, entende-se que a
ambientalização como processo passa pela formação continuada, em que se
oportunizem condições de acesso e permanência do aluno com deficiência, mediando
o desenvolvimento de habilidades no processo de aprendizagem, não só cognitivas,
mas também socioemocionais. Na pesquisa, foram observadas práticas docentes a
partir do olhar para um processo de ambientalização curricular ancorado nas
competências socioemocionais. Como resultado, as atividades escolares se traduzem
hoje com um olhar voltado para as questões ambientais, tendo como base a
ambientalização refletida em práticas pautadas na realidade socioambiental e
alicerçadas nas competências socioemocionais.