| dc.contributor.advisor | Luz, Arisa Araújo da | |
| dc.contributor.author | Lopes, Vanessa Silveira | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-03T16:58:37Z | |
| dc.date.available | 2025-04-03T16:58:37Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3741 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho explora a trajetória formativa de uma acadêmica do curso de Pedagogia da UERGS, com foco em suas vivências como bolsista de um projeto de pesquisa nos primeiros anos de graduação e os desafios da continuidade do curso. Tem como objetivo geral discorrer, como bolsista de pesquisa do Curso de Pedagogia da UERGS com ênfase nas atividades realizadas durante os dois primeiros anos de formação inicial, com reflexão dos desafios enfrentados após este período, incluindo frustrações, reprovações e a luta contra o desejo de desistir, que marcaram os anos subsequentes até a conclusão do curso. A metodologia é centrada na abordagem autobiográfica, fundamentada nos estudos de Josso. A experiência como bolsista proporcionou aprendizados significativos, acadêmicos e pessoais, mas também revelou os impactos emocionais das mudanças, como o afastamento de uma orientadora inspiradora e questões pessoais que afetaram o desempenho acadêmico. O trabalho destaca a importância das relações interpessoais no ambiente universitário e os desafios superados no percurso acadêmico. Este TCC reforça o potencial transformador das experiências de pesquisa e a importância de revisitar memórias como forma de aprendizado e superação. | |
| dc.language.iso | 250402s2025####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Formação docente | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Trajetória acadêmica - Pedagogia | |
| dc.title | Entre conquistas e frustrações: A trajetória acadêmica entre a bolsa de pesquisa e formação junto ao Curso de Pedagogia | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M371.13 |