| dc.contributor.advisor | Deus, Estéfani Sandmann de | |
| dc.contributor.author | Farinha, Angelaine Dutra | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-23T20:45:52Z | |
| dc.date.available | 2025-04-23T20:45:52Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.date.submitted | 2024 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3761 | |
| dc.description.abstract | Este estudo busca compreender o impacto da educação financeira na vida dos jovens estudantes do ensino médio. A abordagem metodológica é quanti-qualitativa, utiliza aplicação de questionário para coleta de dados. O estudo visa analisar como os jovens consideram a Educação Financeira para uso em suas vidas e a experiência do aprendizado através desse componente curricular, como acaba influenciando no âmbito familiar e na tomada de decisões. Os dados foram analisados graficamente buscando entender questões como: se já obteve contato com a Educação Financeira antes de estudar a disciplina; relevância para a vida; para uma escolha profissional; quais motivos que levaram os estudantes a escolher o Itinerário formativo na área de Matemática e suas tecnologias e considerações sobre a possibilidade da obrigatoriedade do componente curricular Educação Financeira no ensino médio. Os participantes da pesquisa são jovens do segundo e terceiro ano do ensino médio de três turmas que estão matriculados nas trilhas formativas que envolvem o estudo financeiro, o número de respondentes é de 32 estudantes, cerca de 60% dos entrevistados sentem-se mais preparados para lidar com questões financeiras após estudar Educação Financeira e 53% consideram que há necessidade da disciplina ser obrigatória no currículo de ensino médio. O estudo contou com a contribuição por meio de entrevista com uma profissional especialista na área de finanças, em que destaca o quão importante é o jovem ter a orientação de como fazer o controle financeiro e tomar suas decisões. A pesquisa oferece uma reflexão sobre os benefícios que a educação financeira pode trazer para todos, sendo suscetível de novas pesquisas e contribuições, a se pensar na oferta e/ou abordagem de forma multidisciplinar nas escolas. | |
| dc.language.iso | 250422s2024####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Ensino médio | |
| dc.subject | Educação financeira | |
| dc.subject | Finanças | |
| dc.subject | Cachoeira do Sul | |
| dc.subject | Matemática | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | A relevância da educação financeira na vida dos jovens estudantes do ensino médio | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M658.15 |