Este estudo busca compreender o impacto da educação financeira na vida dos jovens estudantes do ensino médio. A abordagem metodológica é quanti-qualitativa, utiliza aplicação de questionário para coleta de dados. O estudo visa analisar como os jovens consideram a Educação Financeira para uso em suas vidas e a experiência do aprendizado através desse componente curricular, como acaba influenciando no âmbito familiar e na tomada de decisões. Os dados foram analisados graficamente buscando entender questões como: se já obteve contato com a Educação Financeira antes de estudar a disciplina; relevância para a vida; para uma escolha profissional; quais motivos que levaram os estudantes a escolher o Itinerário formativo na área de Matemática e suas tecnologias e considerações sobre a possibilidade da obrigatoriedade do componente curricular Educação Financeira no ensino médio. Os participantes da pesquisa são jovens do segundo e terceiro ano do ensino médio de três turmas que estão matriculados nas trilhas formativas que envolvem o estudo financeiro, o número de respondentes é de 32 estudantes, cerca de 60% dos entrevistados sentem-se mais preparados para lidar com questões financeiras após estudar Educação Financeira e 53% consideram que há necessidade da disciplina ser obrigatória no currículo de ensino médio. O estudo contou com a contribuição por meio de entrevista com uma profissional especialista na área de finanças, em que destaca o quão importante é o jovem ter a orientação de como fazer o controle financeiro e tomar suas decisões. A pesquisa oferece uma reflexão sobre os benefícios que a educação financeira pode trazer para todos, sendo suscetível de novas pesquisas e contribuições, a se pensar na oferta e/ou abordagem de forma multidisciplinar nas escolas.