REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

As possíveis ações do professor de língua portuguesa e literatura para incluir seu aluno surdo nesse contexto educativo

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Ana Carolina Martins da
dc.contributor.author Farias, Joel Guilherme Lino
dc.date.accessioned 2025-08-04T15:57:07Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3816
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo analisar as ações que podem ser implementadas pelo professor de Língua Portuguesa para promover a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar no âmbito das disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa. Partindo do princípio de que a inclusão é um direito fundamental, o estudo aborda estratégias pedagógicas e práticas que valorizem a comunicação e a prendizagem desses estudantes. A pesquisa discute a importância do uso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como uma ponte essencial para a interação entre professores e alunos surdos, bem como a adequação de materiais didáticos para atender às necessidades específicas desse público na área de Letras. Além disso, explora a formação continuada dos docentes como meio de capacitá-los para atuar de forma eficaz em contextos inclusivos. Conclui-se que a construção de um ensino inclusivo não depende apenas da adaptação curricular, mas também da criação de um ambiente acolhedor e do respeito às diferenças linguísticas e culturais dos alunos surdos.
dc.language.iso 250801s2025####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação de Surdos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Literatura surda
dc.subject Língua portuguesa
dc.subject Literatura - Ensino
dc.title As possíveis ações do professor de língua portuguesa e literatura para incluir seu aluno surdo nesse contexto educativo
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M376.33


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples