| dc.contributor.advisor | Silva, Ana Carolina Martins da | |
| dc.contributor.author | Farias, Joel Guilherme Lino | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-04T15:57:07Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3816 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as ações que podem ser implementadas pelo professor de Língua Portuguesa para promover a inclusão de alunos surdos no ambiente escolar no âmbito das disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa. Partindo do princípio de que a inclusão é um direito fundamental, o estudo aborda estratégias pedagógicas e práticas que valorizem a comunicação e a prendizagem desses estudantes. A pesquisa discute a importância do uso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) como uma ponte essencial para a interação entre professores e alunos surdos, bem como a adequação de materiais didáticos para atender às necessidades específicas desse público na área de Letras. Além disso, explora a formação continuada dos docentes como meio de capacitá-los para atuar de forma eficaz em contextos inclusivos. Conclui-se que a construção de um ensino inclusivo não depende apenas da adaptação curricular, mas também da criação de um ambiente acolhedor e do respeito às diferenças linguísticas e culturais dos alunos surdos. | |
| dc.language.iso | 250801s2025####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação de Surdos | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação | |
| dc.subject | Literatura surda | |
| dc.subject | Língua portuguesa | |
| dc.subject | Literatura - Ensino | |
| dc.title | As possíveis ações do professor de língua portuguesa e literatura para incluir seu aluno surdo nesse contexto educativo | |
| dc.type | Trabalho de conclusão e Relatório curricular | |
| local.description.areasdoconhecimento | M376.33 |