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A presente pesquisa traz uma investigação acerca das vivências e percepções de
licenciandos em música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. A
investigação é conduzida a partir da seguinte pergunta: Como licenciandos (as) em
música da UERGS vivenciam e percebem os três aspectos centrais do fazer
musical: composição, apreciação e performance? A metodologia utilizada baseou-se
em uma abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas,
realizadas via Google Meet, com cinco licenciandos em diferentes fases da
formação inicial, empregando a análise de conteúdo para a análise dos dados. Os
resultados foram analisados à luz de autores como Swanwick (a partir do modelo
C(L)A(S)P e outras definições do autor), França e Swanwick, Brito, Paynter e outros.
No que tange a composição musical foi constatada uma visão abrangente dos
estudantes, que transcende a formalidade da escrita de partituras, abrangendo um
espectro que inclui improvisação e a exploração de diversos materiais sonoros.
Sobre as atividades de apreciação musical foi evidenciado um engajamento com o
reconhecimento de elementos musicais, elementos da paisagem sonora, gêneros e
estilos musicais e contexto cultural das obras, tanto em suas práticas na UERGS
quanto em suas práticas pessoais. Com relação às atividades de performance,
evidenciou-se a percepção dos estudantes em relação ao seu caráter expressivo e
interpretativo, abrangendo desde a prática individual até a apresentação formal.
Algumas lacunas percebidas, conforme apontado nas entrevistas, foram a
percepção de um espaço reduzido para a criação musical formal e para
oportunidades de apresentações artísticas dentro do currículo. |
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