REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Vivências e percepções de licenciandos em música: uma pesquisa sobre composição, apreciação e performance

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Finkler, Cristine
dc.date.accessioned 2025-08-14T16:20:55Z
dc.date.available 2025-08-14T16:20:55Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3835
dc.description.abstract A presente pesquisa traz uma investigação acerca das vivências e percepções de licenciandos em música da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. A investigação é conduzida a partir da seguinte pergunta: Como licenciandos (as) em música da UERGS vivenciam e percebem os três aspectos centrais do fazer musical: composição, apreciação e performance? A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, realizadas via Google Meet, com cinco licenciandos em diferentes fases da formação inicial, empregando a análise de conteúdo para a análise dos dados. Os resultados foram analisados à luz de autores como Swanwick (a partir do modelo C(L)A(S)P e outras definições do autor), França e Swanwick, Brito, Paynter e outros. No que tange a composição musical foi constatada uma visão abrangente dos estudantes, que transcende a formalidade da escrita de partituras, abrangendo um espectro que inclui improvisação e a exploração de diversos materiais sonoros. Sobre as atividades de apreciação musical foi evidenciado um engajamento com o reconhecimento de elementos musicais, elementos da paisagem sonora, gêneros e estilos musicais e contexto cultural das obras, tanto em suas práticas na UERGS quanto em suas práticas pessoais. Com relação às atividades de performance, evidenciou-se a percepção dos estudantes em relação ao seu caráter expressivo e interpretativo, abrangendo desde a prática individual até a apresentação formal. Algumas lacunas percebidas, conforme apontado nas entrevistas, foram a percepção de um espaço reduzido para a criação musical formal e para oportunidades de apresentações artísticas dentro do currículo.
dc.language.iso 250813s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação musical
dc.subject Composição musical
dc.title Vivências e percepções de licenciandos em música: uma pesquisa sobre composição, apreciação e performance
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M78


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples