| dc.description.abstract |
Esta monografia tem como objetivo geral verificar as contribuições da Análise do Discurso (AD), vertente francesa, para a formação do leitor crítico. Os objetivos específicos deste trabalho consistem em verificar a relação entre a Análise do Discurso e a formação leitora crítica dos alunos; verificar estratégias discursivas na formação crítica do leitor; e relatar eventos de uso da AD em sala de aula para esta finalidade. O trabalho estabelece as noções de linguagem, língua, leitor, leitor crítico, discurso e análise do discurso, com base em Orlandi (2005), Geraldi (2011), Viotti (2008); Leffa (1996), Brandão (2004), Krug (2015); Cazarin (2006) e Solé (1998). Esta pesquisa analisou o conteúdo de cinco artigos e pontuou como estes respondem os objetivos desta monografia. O resultado desta investigação destacou a necessidade de o aluno conhecer os discursos que constituem os textos, a fim de que ele domine o jogo discursivo, analise com criticidade o que lê e se torne autônomo e ativo no processo de construção de significados, além de destacar a relação entre o educador e o educando, no que diz respeito ao conceito de leitura crítica. |
|