REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A formação do leitor crítico através da prática da análise do discurso

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Medeiros, Joice de Souza
dc.date.accessioned 2025-08-22T13:23:36Z
dc.date.available
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3848
dc.description.abstract Esta monografia tem como objetivo geral verificar as contribuições da Análise do Discurso (AD), vertente francesa, para a formação do leitor crítico. Os objetivos específicos deste trabalho consistem em verificar a relação entre a Análise do Discurso e a formação leitora crítica dos alunos; verificar estratégias discursivas na formação crítica do leitor; e relatar eventos de uso da AD em sala de aula para esta finalidade. O trabalho estabelece as noções de linguagem, língua, leitor, leitor crítico, discurso e análise do discurso, com base em Orlandi (2005), Geraldi (2011), Viotti (2008); Leffa (1996), Brandão (2004), Krug (2015); Cazarin (2006) e Solé (1998). Esta pesquisa analisou o conteúdo de cinco artigos e pontuou como estes respondem os objetivos desta monografia. O resultado desta investigação destacou a necessidade de o aluno conhecer os discursos que constituem os textos, a fim de que ele domine o jogo discursivo, analise com criticidade o que lê e se torne autônomo e ativo no processo de construção de significados, além de destacar a relação entre o educador e o educando, no que diz respeito ao conceito de leitura crítica.
dc.language.iso 250820s2025####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Linguística
dc.subject Análise do discurso
dc.subject Formação do leitor
dc.subject Linguagem
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A formação do leitor crítico através da prática da análise do discurso
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento 81'42


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples