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A IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - Diversidade em Cena: Saberes
Docentes para uma Escola Inclusiva teve como objetivo proporcioonar a criação
de espaços para que a comunidade acadêmica, demais atores ligados à
educação e interessados refletissem sobre questões relacionadas à inclusão e à
diversidade nos contextos de pesquisa, ensino e extensão. Os encontros
estimularam o diálogo entre diferentes atores(a), como pesquisadores(as),
professores(as), estudantes e membros da comunidade, sobre as diferentes
dimensões da inclusão e diversidade, suas complexidades e desafios. A ênfase
em “Diversidade em Cena: Saberes Docentes para uma Escola Inclusiva”
pretendeu oportunizar espaços para que os(as) participantes compartilhassem
suas experiências, práticas e iniciativas relacionadas à promoção da inclusão e
diversidade em seus espaços. Buscou-se, ainda, fomentar o debate sobre
estratégias eficazes para a promoção da inclusão e da diversidade nos cenários
acadêmico, escolar e não-escolar, com vistas à construção de uma sociedade
mais equitativa. Com foco em encontros interinstitucionais, a IV Jornada apostou
em um formato híbrido no decorrer das ações desenvolvidas de 24 a 26 de junho
de 2025. As ações envolveram: (a) quatorze sessões de apresentações de
trabalhos orais nos turnos da tarde e noite, nos três dias do evento, em salas
transversais de ensino, pesquisa e extensão, cujos resumos apresentamos
neste Anais; (b) conferência de abertura "Pertencer, estar e ser: caminhos da
educação inclusiva", ministrada pela Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio
Rodriguez da Universidade Federal de Pelotas, e contando com a mediação da
Profa. Dra. Rochele da Silva Santaiana (Vice-Reitora e professora da Uergs –
unidade universitária Litoral Norte); (c) oficinas presenciais diversas, a saber:
"Uma Sequência de Ensino Investigativa na Educação Infantil" e “Bullying na
escola: Uma luta a favor dos Direitos Humanos”, ofertadas pela Profa. Ma.
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ISBN 978-65-5329-026-6
Adriana Mello Almeida Martins; “Letramento Corporal: Técnicas de
(Re)Conhecimento do Ser Integral”, ofertada pelos professores Wallace Pires
Gulart Rosa e Ana Laura Burns; "Território de Escuta, Imaginação e
Protagonismo: Tecendo Espaços de Leitura na Educação Infantil", ministrada
pelas professoras Renata Pires Porciúncula e Roseli Morales Mendes; e
“LIBRAS: A importância do TILSP como ponte para conexão da aprendizagem”,
ofertada pelos professores Wallace Pires Gulart Rosa e Vanessa Machado
Montanha Avila; d) conferência de encerramento "Diversidade e inclusão na
escola, para quê?", com a Profa. Dra. Martha Giudice Narvaz (professora da
Uergs – unidade universitária em Alegrete) e mediação da Profa. Dra. Viviane
Castro Camozzato (professora da Uergs – unidade universitária em Bagé). O
evento contou com a participação intensa de professores(as), pesquisadores(as)
e estudantes da graduação e pós-graduação do Rio Grande do Sul e de diversos
estados do país, ampliando sua abrangência para o cenário internacional com a
apresentação de um trabalho vindo do exterior. Foram apresentados trabalhos
de diferentes universidades, tais como: Faculdade de Ciências Jurídicas de
Santa Maria (UNISM), Instituto Federal Rio-Grandense (IFSul - Câmpus
Pelotas), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR
– Câmpus São Borja), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do
Maranhão (UEMA), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs),
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e
Universidade Eduardo Mondlane (Leitorado Guimarães Rosa). Além disso,
trabalhos de diferentes setores ligados à educação estiveram presentes, como a
Secretaria Municipal de Educação de Capão da Canoa. |
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