REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

IV Jornada de ensino, pesquisa e extensão (JEPE). Diversidade em cena: saberes docentes para uma escola inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.advisor Castro, Gabriela Oliveira de
dc.date.accessioned 2025-10-31T12:33:33Z
dc.date.available 2025-10-31T12:33:33Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.isbn 978-65-5329-026-6
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3932
dc.description.abstract A IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - Diversidade em Cena: Saberes Docentes para uma Escola Inclusiva teve como objetivo proporcioonar a criação de espaços para que a comunidade acadêmica, demais atores ligados à educação e interessados refletissem sobre questões relacionadas à inclusão e à diversidade nos contextos de pesquisa, ensino e extensão. Os encontros estimularam o diálogo entre diferentes atores(a), como pesquisadores(as), professores(as), estudantes e membros da comunidade, sobre as diferentes dimensões da inclusão e diversidade, suas complexidades e desafios. A ênfase em “Diversidade em Cena: Saberes Docentes para uma Escola Inclusiva” pretendeu oportunizar espaços para que os(as) participantes compartilhassem suas experiências, práticas e iniciativas relacionadas à promoção da inclusão e diversidade em seus espaços. Buscou-se, ainda, fomentar o debate sobre estratégias eficazes para a promoção da inclusão e da diversidade nos cenários acadêmico, escolar e não-escolar, com vistas à construção de uma sociedade mais equitativa. Com foco em encontros interinstitucionais, a IV Jornada apostou em um formato híbrido no decorrer das ações desenvolvidas de 24 a 26 de junho de 2025. As ações envolveram: (a) quatorze sessões de apresentações de trabalhos orais nos turnos da tarde e noite, nos três dias do evento, em salas transversais de ensino, pesquisa e extensão, cujos resumos apresentamos neste Anais; (b) conferência de abertura "Pertencer, estar e ser: caminhos da educação inclusiva", ministrada pela Profa. Dra. Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez da Universidade Federal de Pelotas, e contando com a mediação da Profa. Dra. Rochele da Silva Santaiana (Vice-Reitora e professora da Uergs – unidade universitária Litoral Norte); (c) oficinas presenciais diversas, a saber: "Uma Sequência de Ensino Investigativa na Educação Infantil" e “Bullying na escola: Uma luta a favor dos Direitos Humanos”, ofertadas pela Profa. Ma. 5 ISBN 978-65-5329-026-6 Adriana Mello Almeida Martins; “Letramento Corporal: Técnicas de (Re)Conhecimento do Ser Integral”, ofertada pelos professores Wallace Pires Gulart Rosa e Ana Laura Burns; "Território de Escuta, Imaginação e Protagonismo: Tecendo Espaços de Leitura na Educação Infantil", ministrada pelas professoras Renata Pires Porciúncula e Roseli Morales Mendes; e “LIBRAS: A importância do TILSP como ponte para conexão da aprendizagem”, ofertada pelos professores Wallace Pires Gulart Rosa e Vanessa Machado Montanha Avila; d) conferência de encerramento "Diversidade e inclusão na escola, para quê?", com a Profa. Dra. Martha Giudice Narvaz (professora da Uergs – unidade universitária em Alegrete) e mediação da Profa. Dra. Viviane Castro Camozzato (professora da Uergs – unidade universitária em Bagé). O evento contou com a participação intensa de professores(as), pesquisadores(as) e estudantes da graduação e pós-graduação do Rio Grande do Sul e de diversos estados do país, ampliando sua abrangência para o cenário internacional com a apresentação de um trabalho vindo do exterior. Foram apresentados trabalhos de diferentes universidades, tais como: Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (UNISM), Instituto Federal Rio-Grandense (IFSul - Câmpus Pelotas), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR – Câmpus São Borja), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e Universidade Eduardo Mondlane (Leitorado Guimarães Rosa). Além disso, trabalhos de diferentes setores ligados à educação estiveram presentes, como a Secretaria Municipal de Educação de Capão da Canoa.
dc.language.iso 251030s2025####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Extensão
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino
dc.subject Inclusão
dc.subject Pesquisa
dc.subject Diversidade
dc.title IV Jornada de ensino, pesquisa e extensão (JEPE). Diversidade em cena: saberes docentes para uma escola inclusiva
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento 371


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples