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O presente trabalho consiste em uma pesquisa em dança que investiga a
possibilidade de desenvolver dança a partir de jogos. O jogo é compreendido como
elemento essencial no processo de criação, favorecendo o diálogo, a troca de ideias,
a imaginação, a presença cênica e a conexão entre os participantes, tornando o
aprendizado mais dinâmico. Considerando a necessidade de propor atividades
desafiadoras no ensino de dança, a pesquisa busca explorar como os jogos podem
motivar, estimular o senso de compromisso e promover a participação ativa dos
estudantes. O referencial teórico dialoga com autores como Augusto Boal (1982),
Brad Haseman (2015), Isabel Marques (2012), Johan Huizinga (1999), Robin Nelson
(2013), Roger Caillois (2017), Richard Schechner (2011) e Rudolf Von Laban e
Irmgard Bartenieff (Fernandes, 2002), entre outros. A metodologia se caracteriza
como Prática como Pesquisa, tomando como campo de investigação meu estágio
realizado no ensino médio, diante dele pensei: porque não explorar as categorias de
jogos para criar um modo de estudar e dançar a história? A exploração das
categorias de jogos resultou na criação da apresentação final do meu trabalho: uma
instalação com espaços imersivos e coreográficos onde o público pode explorar
cada etapa. A pesquisa demonstra que gesto e jogo, intrínsecos à formação
humana, constituem potentes ferramentas de comunicação e criação na dança. |
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