A presente pesquisa tem como tema a transdisciplinaridade e os processos de
criação em dança na infância. O objetivo é compreender como as crianças criam em
dança, estando permeadas por um processo transdisciplinar e sendo elas o centro
da criação. A pesquisa possui abordagem qualitativa e foi desenvolvida a partir da
prática como pesquisa, onde a experiência prática orientou o percurso investigativo.
Ao longo do processo, observou-se que a transdisciplinaridade se mostrou potente
na condução e exploração da criação artística, favorecendo a autonomia, a
expressividade e a segurança das crianças ao dançar e criar. Sendo assim, quando
o fazer artístico é guiado por uma perspectiva transdisciplinar, o ambiente de criação
torna-se mais aberto, sensível e integrador, potencializando a experiência artística e
o aprendizado coletivo. A pesquisa evidenciou que as crianças criam em dança de
forma mais significativa quando atravessadas por experiências transdisciplinares,
que integram saberes diversos e dialogam com seus interesses e repertórios.
Constatou-se, ainda, que a escuta sensível e a postura mediadora da
professora-artista potencializam a construção coletiva do conhecimento, confirmando
que os processos desenvolvidos foram, de fato, transdisciplinares, conduzindo a
uma aprendizagem criativa, integrada e alinhada à infância.