REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Processos colaborativos em dança: estratégias para a construção de um espetáculo

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Deffaci, Kátia Salib
dc.contributor.author Weiss, Anna Clara da Silveira
dc.date.accessioned 2025-12-18T11:16:45Z
dc.date.available 2025-12-18T11:16:45Z
dc.date.issued 2025
dc.date.submitted 2025
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3978
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo investigar as características de um processo colaborativo na construção de um espetáculo de dança entre professores, analisando como a coautoria e a horizontalidade podem transformar as práticas pedagógicas e artísticas no contexto da educação em dança. A colaboração, compreendida como um modo de criar e conviver, constitui-se aqui não apenas como metodologia, mas como uma postura ética, estética e relacional, que valoriza o diálogo, a escuta e o compartilhamento de saberes. A experiência empírica foi desenvolvida a partir da criação do espetáculo Luzes, Câmera, Imaginação: uma aventura pelo mundo Pixar, processo conduzido por um grupo de professoresartistas, em que a improvisação, o Triângulo da Composição (Lobo e Navas, 2008) e o uso do diário de artista atuaram como principais ferramentas metodológicas. A pesquisa adota a pesquisa-ação (Thiollent, 2011) e pesquisa de prática coreográfica (Dantas, 2007) como metodologia, compreendendo o fazer artístico como campo de produção de conhecimento e reflexão crítica, em que teoria e prática se entrelaçam em um mesmo gesto investigativo. Os resultados evidenciam que o processo colaborativo promoveu o desenvolvimento de uma escuta sensível entre os participantes, consolidando relações de confiança e ampliando as possibilidades criativas. As dinâmicas coletivas revelaram que a horizontalidade não implica ausência de estrutura, mas uma reorganização das relações, em que as hierarquias se tornam móveis e as decisões são tomadas de forma compartilhada. Além disso, o estudo demonstrou que o trabalho colaborativo ultrapassa o âmbito artístico, repercutindo na prática docente ao incentivar metodologias mais participativas, empáticas e reflexivas. Conclui-se que os processos colaborativos em dança são potentes ferramentas formativas, capazes de articular criação e ensino em um mesmo campo de experimentação. Ao unir professores em um espaço de invenção e partilha, a pesquisa reafirma o papel do professor-artista como sujeito criador, pesquisador e mediador de experiências estéticas. Assim, este trabalho contribui para o fortalecimento de práticas pedagógicas que valorizam a coautoria, a escuta e a coletividade como fundamentos de um fazer artístico e educativo mais humano e sensível.
dc.language.iso 251217s2025####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Prática pedagógica
dc.subject Dança
dc.subject Professor/artista
dc.title Processos colaborativos em dança: estratégias para a construção de um espetáculo
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M793.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples