Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as características de um processo
colaborativo na construção de um espetáculo de dança entre professores,
analisando como a coautoria e a horizontalidade podem transformar as práticas
pedagógicas e artísticas no contexto da educação em dança. A colaboração,
compreendida como um modo de criar e conviver, constitui-se aqui não apenas como
metodologia, mas como uma postura ética, estética e relacional, que valoriza o
diálogo, a escuta e o compartilhamento de saberes. A experiência empírica foi
desenvolvida a partir da criação do espetáculo Luzes, Câmera, Imaginação: uma
aventura pelo mundo Pixar, processo conduzido por um grupo de professoresartistas, em que a improvisação, o Triângulo da Composição (Lobo e Navas, 2008)
e o uso do diário de artista atuaram como principais ferramentas metodológicas. A
pesquisa adota a pesquisa-ação (Thiollent, 2011) e pesquisa de prática coreográfica
(Dantas, 2007) como metodologia, compreendendo o fazer artístico como campo de
produção de conhecimento e reflexão crítica, em que teoria e prática se entrelaçam
em um mesmo gesto investigativo. Os resultados evidenciam que o processo
colaborativo promoveu o desenvolvimento de uma escuta sensível entre os
participantes, consolidando relações de confiança e ampliando as possibilidades
criativas. As dinâmicas coletivas revelaram que a horizontalidade não implica
ausência de estrutura, mas uma reorganização das relações, em que as hierarquias
se tornam móveis e as decisões são tomadas de forma compartilhada. Além disso,
o estudo demonstrou que o trabalho colaborativo ultrapassa o âmbito artístico,
repercutindo na prática docente ao incentivar metodologias mais participativas,
empáticas e reflexivas. Conclui-se que os processos colaborativos em dança são
potentes ferramentas formativas, capazes de articular criação e ensino em um
mesmo campo de experimentação. Ao unir professores em um espaço de invenção
e partilha, a pesquisa reafirma o papel do professor-artista como sujeito criador,
pesquisador e mediador de experiências estéticas. Assim, este trabalho contribui
para o fortalecimento de práticas pedagógicas que valorizam a coautoria, a escuta e
a coletividade como fundamentos de um fazer artístico e educativo mais humano e
sensível.