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Este artigo traz reflexões acerca de inovações pedagógicas presentes no currículo da educação infantil e como garantir o protagonismo infantil através de práticas que quebram a antecipação do ensino sistematizado ainda presentes no ensino fundamental. Foram analisados e discutidos elementos e práticas de inovação presentes no dia-a-dia de uma instituição privada de ensino, bem como entrelaçamentos entre inovação pedagógica e protagonismo infantil a partir da pedagogia do cotidiano. Os questionamentos a seguir acompanham o desenvolvimento deste artigo: De que maneira os elementos de inovação pedagógica identificados na escola são efetivados na instituição de ensino? O currículo da escola de Educação Infantil “provoca mudanças na educação?” (ZABALZA, 2008 apud MELLO e SALOMÃO DE FREITAS, 2017). Qual é a relevância desta construção coletiva para a concretização da inovação pedagógica? As discussões foram realizadas a partir de um questionário online disparado para colaboradores da instituição escolar, e em seguida foram analisadas e conectadas a alguns autores os quais embasam os debates deste artigo. Os elementos de inovação pedagógica evidenciados na escola de Educação Infantil X são efetivados a partir de metodologias, avaliação, gestão e, sobretudo, no currículo da instituição. Discorrer acerca de inovações pedagógicas, foi outro ponto que oportunizou um importante debate de que não se tratam exclusivamente de tecnologias digitais modernas, mas sim, de práticas pedagógicas diárias, da transformação de abordagens no processo de ensino-aprendizagem, da ruptura de processos sistemáticos de ensino, e, sobretudo, da oportunização do protagonismo infantil a partir do cotidiano. |
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