| dc.contributor.advisor | Camozzato, Viviane Castro | |
| dc.contributor.author | Santos, Amanda Machado Mugica dos | |
| dc.date.accessioned | 2021-03-09T17:30:06Z | |
| dc.date.available | 2021-03-09T17:30:06Z | |
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.submitted | 2020 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1014 | |
| dc.description.abstract | A partir da intenção de compreender a aprendizagem infantil no contexto de relações entre espaço, tempo e professor/aluno estabelecidas nos ambientes e de uma forma de conduzir o processo de ensino, o artigo norteia-se pelas concepções de: (a) Malaguzzi (1981) ao abordar as relações que são norteadoras dos processos de ensino aprendizagem no espaço de sala de aula e demais ambientes que fazem parte da escola; (b) Vygotsky (1984) ao tratar de como o ato de brincar tem extrema relevância na construção do ambiente, ampliando o alcance da imaginação; (c) Rinaldi (2014), ao focar na visão sobre a correlação entre a comunicação e a interação, dentre outros. A investigação caracterizou-se por ser uma pesquisa descritiva que visou relatar de que modo ocorrem as relações das crianças com o espaço, tempo e a construção constante para um ambiente norteador de novas ideias. Apresenta relatos de vivências das crianças que trazem visões sobre as relações construídas através de brincadeiras e atividades motivadoras para elucidar novos modelos de aprendizagem e descobertas, partindo do pressuposto que a observação é uma oportunidade de resgate e preservação das atitudes das crianças, bem como fontes de saber inesgotáveis de possibilidades, sendo o público alvo em torno de 4 a 5 anos de idade. Dessa forma, considera-se o uso do espaço/ambiente como emancipador das formas de aprender, através das interações vivenciadas, observações feitas e mediações decorridas das relações estabelecidas em sala de aula. | |
| dc.language.iso | 210218s2020####bl#####fr###########por#d | |
| dc.subject | Escola | |
| dc.subject | Sala de aula - práticas pedagógicas | |
| dc.subject | Aprendizagem | |
| dc.subject | Ambiente escolar | |
| dc.subject | Infância | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Processos vivenciais na escola: ambientes e estruturações relacionados à infância | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M373.2 |