dc.contributor.advisor |
Camozzato, Viviane Castro |
|
dc.contributor.author |
Santos, Amanda Machado Mugica dos |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-09T17:30:06Z |
|
dc.date.available |
2021-03-09T17:30:06Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1014 |
|
dc.description.abstract |
A partir da intenção de compreender a aprendizagem infantil no contexto de relações entre espaço, tempo e professor/aluno estabelecidas nos ambientes e de uma forma de conduzir o processo de ensino, o artigo norteia-se pelas concepções de: (a) Malaguzzi (1981) ao abordar as relações que são norteadoras dos processos de ensino aprendizagem no espaço de sala de aula e demais ambientes que fazem parte da escola; (b) Vygotsky (1984) ao tratar de como o ato de brincar tem extrema relevância na construção do ambiente, ampliando o alcance da imaginação; (c) Rinaldi (2014), ao focar na visão sobre a correlação entre a comunicação e a interação, dentre outros. A investigação caracterizou-se por ser uma pesquisa descritiva que visou relatar de que modo ocorrem as relações das crianças com o espaço, tempo e a construção constante para um ambiente norteador de novas ideias. Apresenta relatos de vivências das crianças que trazem visões sobre as relações construídas através de brincadeiras e atividades motivadoras para elucidar novos modelos de aprendizagem e descobertas, partindo do pressuposto que a observação é uma oportunidade de resgate e preservação das atitudes das crianças, bem como fontes de saber inesgotáveis de possibilidades, sendo o público alvo em torno de 4 a 5 anos de idade. Dessa forma, considera-se o uso do espaço/ambiente como emancipador das formas de aprender, através das interações vivenciadas, observações feitas e mediações decorridas das relações estabelecidas em sala de aula. |
|
dc.language.iso |
210218s2020####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Infância |
|
dc.subject |
Ambiente escolar |
|
dc.subject |
Sala de aula - práticas pedagógicas |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Aprendizagem |
|
dc.subject |
Escola |
|
dc.title |
Processos vivenciais na escola: ambientes e estruturações relacionados à infância |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M373.2 |
|