REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Processos vivenciais na escola: ambientes e estruturações relacionados à infância

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Camozzato, Viviane Castro
dc.contributor.author Santos, Amanda Machado Mugica dos
dc.date.accessioned 2021-03-09T17:30:06Z
dc.date.available 2021-03-09T17:30:06Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1014
dc.description.abstract A partir da intenção de compreender a aprendizagem infantil no contexto de relações entre espaço, tempo e professor/aluno estabelecidas nos ambientes e de uma forma de conduzir o processo de ensino, o artigo norteia-se pelas concepções de: (a) Malaguzzi (1981) ao abordar as relações que são norteadoras dos processos de ensino aprendizagem no espaço de sala de aula e demais ambientes que fazem parte da escola; (b) Vygotsky (1984) ao tratar de como o ato de brincar tem extrema relevância na construção do ambiente, ampliando o alcance da imaginação; (c) Rinaldi (2014), ao focar na visão sobre a correlação entre a comunicação e a interação, dentre outros. A investigação caracterizou-se por ser uma pesquisa descritiva que visou relatar de que modo ocorrem as relações das crianças com o espaço, tempo e a construção constante para um ambiente norteador de novas ideias. Apresenta relatos de vivências das crianças que trazem visões sobre as relações construídas através de brincadeiras e atividades motivadoras para elucidar novos modelos de aprendizagem e descobertas, partindo do pressuposto que a observação é uma oportunidade de resgate e preservação das atitudes das crianças, bem como fontes de saber inesgotáveis de possibilidades, sendo o público alvo em torno de 4 a 5 anos de idade. Dessa forma, considera-se o uso do espaço/ambiente como emancipador das formas de aprender, através das interações vivenciadas, observações feitas e mediações decorridas das relações estabelecidas em sala de aula.
dc.language.iso 210218s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Ambiente escolar
dc.subject Infância
dc.subject Escola
dc.subject Sala de aula - práticas pedagógicas
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Processos vivenciais na escola: ambientes e estruturações relacionados à infância
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples