dc.contributor.advisor |
Camozzato, Viviane Castro |
|
dc.contributor.author |
Dummer, Laura Menezes Eskasinki |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-09T17:30:06Z |
|
dc.date.available |
2021-03-09T17:30:06Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.description.abstract |
A elaboração do currículo para Educação Infantil é considerada como um processo complexo que abrange diversos aspectos que vem desde o sistema social até o aluno. Sobretudo após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que busca atender às demandas dos estudantes do século XXI e que tem, ainda, como central a noção de que eles devem ser os protagonistas da educação e da sociedade em que vivem. A importância do Ensino de Ciências na Educação Infantil tem sido muito discutida por pesquisadores da área em todo mundo. As pesquisas demonstram que o ensino de Ciências deve proporcionar a todos os cidadãos os conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento de capacidades necessárias para se orientarem em uma sociedade complexa, compreendendo o que se passa à sua volta, tomando posição e intervindo em sua realidade. Nesse sentido, este artigo utiliza a pesquisa bibliográfica para analisar a metodologia Montessori como alternativa para elaboração de um currículo para Educação Infantil que aborde o ensino de ciências nessa etapa da educação básica. Ademais, é destacado que o pilar “Educação Cósmica” de Montessori vem de encontro ao campo de aprendizagem “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da BNCC, permitindo trabalhar o tema nessa etapa da educação básica. |
|
dc.language.iso |
210218s2020####bl#a###fr###########por#d |
|
dc.subject |
Educação infantil |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Metodologia de ensino |
|
dc.subject |
Montessori, Maria |
|
dc.subject |
Currículo |
|
dc.title |
O método montessori na formação do currículo para o ensino de ciências na educação infantil |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M371.3 |
|