Resumo:
Esta pesquisa trata de um estudo de caso a partir da experiência de leitura da pesquisadora ao assistir à adaptação da obra de José Clemente Pozenato, O Quatrilho, para o gênero ópera. A partir da experiência com a Ópera O Quatrilho, no Theatro São Pedro, em julho de 2018, em que se sentiu motivada à leitura da obra literária original e a pesquisar as razões pelas quais essa mobilização se deu, buscou respostas às questões: a experiência de assistir à Ópera O Quatrilho influencia o público a proceder à leitura da obra literária original? O contato com obras adaptadas influencia os leitores a buscarem a leitura das obras de origem? A fim de encontrar respostas a essas questões, a pesquisa apresenta definições de leitura e informações sobre o leitor brasileiro, com base nos estudos de Lena Lois, Leffa, Koch e Elias e Regina Zilberman sobre teoria da Estética da Recepção de Jauss. Além disso, apresentam-se informações sobre o gênero ópera e um estudo sobre o intertexto e as diferenças entre as linguagens: livro e ópera, bem como o relato pessoal da pesquisadora em que expõe sua experiência de leitura. Ao finalizar este estudo, pode-se afirmar que as questões inicias que nortearam a pesquisa foram respondidas parcialmente. Em relação ao estudo de caso apresentado, a leitura da ópera motivou a leitura da obra original e até de outras adaptações da mesma obra, mas não é possível afirmar que esse comportamento tenha se repetido com outras pessoas do público ou que o contato com qualquer obra adaptada levaria os leitores a buscarem as obras originais. No entanto, as pesquisas bibliográficas feitas indicam que a leitura, quando significativa, leva o sujeito a modificar-se e que é impelido à ação. Sendo assim, este estudo não esgota o assunto, mas pode servir de base para pesquisas futuras mais aprofundadas a respeito dessa questão.