dc.contributor.advisor |
Menti, Magali de Moraes |
|
dc.contributor.author |
Barreto, Elisângela da Rosa Soares |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-09T17:30:06Z |
|
dc.date.available |
2021-03-09T17:30:06Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.date.submitted |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1095 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo analisar a relação existente entre as práticas de leitura realizadas na escola e a formação leitora de alunos ingressantes do Curso de Especialização Latu Sensu em Teoria e Prática da Formação do Leitor descrito em Memoriais de Formação Leitora. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, documental, de estudo de caso e leitura analítica, desenvolvida a partir da análise de quinze Memoriais de Formação Leitora. Para a análise do material empírico foram selecionados autores que discutem a realização de práticas de leitura nas escolas e a formação do leitor, dentre os quais destaca-se: Lois (2010), Souza (2004), Sartori (2008), entre outros. Para realizar a análise, organizou-se o material a partir das seguintes categorias: trechos escolhidos para análise, quadro comparativo das práticas escolares que contribuíram de forma positiva e negativa na formação do leitor e quadros descritivos das práticas de leituras positivas e negativas realizadas na escola com relação à leitura. A partir dessas categorias foi possível perceber que a maior parte dos memoriais apresentam práticas de leitura realizadas nas escolas como referência no processo de formação dos leitores pesquisados, destacando o ambiente escolar e as práticas promovidas como importantes para a formação de leitores. Destaca-se também o papel do professor como facilitador e colaborador desse processo. Por fim, conclui-se que as práticas de leitura realizadas na escola impactam na formação leitora dos alunos, trazendo experiências e vivências que perduram e se refletem na constituição dos sujeitos, refletindo nas suas escolhas pessoais e profissionais. |
|
dc.language.iso |
200707#########bl##################por## |
|
dc.subject |
Formação leitora - Escola |
|
dc.subject |
Formação de leitores |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Memórias de formação leitora no ambiente escolar |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.degree.date |
Unidade em Porto Alegre |
|
local.degree.grantor |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M028.6 |
|