| dc.contributor.advisor | Menti, Magali de Moraes | |
| dc.contributor.author | Barreto, Elisângela da Rosa Soares | |
| dc.date.accessioned | 2021-03-09T17:30:06Z | |
| dc.date.available | 2021-03-09T17:30:06Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.date.submitted | 2019 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1095 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a relação existente entre as práticas de leitura realizadas na escola e a formação leitora de alunos ingressantes do Curso de Especialização Latu Sensu em Teoria e Prática da Formação do Leitor descrito em Memoriais de Formação Leitora. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, documental, de estudo de caso e leitura analítica, desenvolvida a partir da análise de quinze Memoriais de Formação Leitora. Para a análise do material empírico foram selecionados autores que discutem a realização de práticas de leitura nas escolas e a formação do leitor, dentre os quais destaca-se: Lois (2010), Souza (2004), Sartori (2008), entre outros. Para realizar a análise, organizou-se o material a partir das seguintes categorias: trechos escolhidos para análise, quadro comparativo das práticas escolares que contribuíram de forma positiva e negativa na formação do leitor e quadros descritivos das práticas de leituras positivas e negativas realizadas na escola com relação à leitura. A partir dessas categorias foi possível perceber que a maior parte dos memoriais apresentam práticas de leitura realizadas nas escolas como referência no processo de formação dos leitores pesquisados, destacando o ambiente escolar e as práticas promovidas como importantes para a formação de leitores. Destaca-se também o papel do professor como facilitador e colaborador desse processo. Por fim, conclui-se que as práticas de leitura realizadas na escola impactam na formação leitora dos alunos, trazendo experiências e vivências que perduram e se refletem na constituição dos sujeitos, refletindo nas suas escolhas pessoais e profissionais. | |
| dc.language.iso | 200707#########bl##################por## | |
| dc.subject | Formação leitora - Escola | |
| dc.subject | Formação de leitores | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Memórias de formação leitora no ambiente escolar | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.degree.date | Unidade em Porto Alegre | |
| local.degree.grantor | Universidade Estadual do Rio Grande do Sul | |
| local.description.areasdoconhecimento | M028.6 |