Este trabalho tem como objetivo analisar a relação existente entre as práticas de leitura realizadas na escola e a formação leitora de alunos ingressantes do Curso de Especialização Latu Sensu em Teoria e Prática da Formação do Leitor descrito em Memoriais de Formação Leitora. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, documental, de estudo de caso e leitura analítica, desenvolvida a partir da análise de quinze Memoriais de Formação Leitora. Para a análise do material empírico foram selecionados autores que discutem a realização de práticas de leitura nas escolas e a formação do leitor, dentre os quais destaca-se: Lois (2010), Souza (2004), Sartori (2008), entre outros. Para realizar a análise, organizou-se o material a partir das seguintes categorias: trechos escolhidos para análise, quadro comparativo das práticas escolares que contribuíram de forma positiva e negativa na formação do leitor e quadros descritivos das práticas de leituras positivas e negativas realizadas na escola com relação à leitura. A partir dessas categorias foi possível perceber que a maior parte dos memoriais apresentam práticas de leitura realizadas nas escolas como referência no processo de formação dos leitores pesquisados, destacando o ambiente escolar e as práticas promovidas como importantes para a formação de leitores. Destaca-se também o papel do professor como facilitador e colaborador desse processo. Por fim, conclui-se que as práticas de leitura realizadas na escola impactam na formação leitora dos alunos, trazendo experiências e vivências que perduram e se refletem na constituição dos sujeitos, refletindo nas suas escolhas pessoais e profissionais.