dc.contributor.advisor |
Baldoni, Daiana Bortoluzzi |
|
dc.contributor.author |
Roland, Laura Benevides |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-19T17:55:24Z |
|
dc.date.available |
2021-03-19T17:55:24Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1105 |
|
dc.description.abstract |
O ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental proporciona ao aluno a leitura e a interpretação do mundo a sua volta e não se aplica apenas em ensinar aos alunos os conceitos científicos da disciplina, pois ao estudar a ciência, a criança passa a compreender que tudo está interligado em nossas vidas. Deste modo, o estudo de Ciências Naturais não pode mais ser segregado dos demais interesses e atividades da vida escolar, ou seja, não pode mais ser trabalhado de forma abstrata, de difícil compreensão e sem nenhuma ligação com o cotidiano do alunado, levando apenas a aprendizagem mecânica por meio da memorização. Nesse contexto, este estudo qualitativo teve como objetivo geral identificar as práticas de ensino de Ciências Naturais por duas professoras do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal do município de Alegrete, RS. Para atingir esses objetivos o estudo foi realizado em cinco momentos: I) realização do levantamento bibliográfico; II) foi realizada a aplicação de um teste piloto - questionário I; II) foram realizadas observações não participantes nas duas turmas; IV) aplicação do segundo questionário e V) realização da análise dos dados. Os resultados revelaram que existem diferenças entre as metodologias adotadas pelas docentes em sala de aula e a necessidade da oferta de cursos de formação continuada para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o aprofundamento dos conhecimentos sobre o ensino de Ciências Naturais voltadas para uma prática mais lúdica e prazerosa. |
|
dc.language.iso |
210302s2020####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Ensino fundamental |
|
dc.subject |
Ensino aprendizagem |
|
dc.subject |
Ludicidade |
|
dc.subject |
Prática docente |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Ludicidade na relação ensino-aprendizagem de ciências naturais em turmas de 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: a prática docente |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M371.695 |
|