No presente estudo, analisa-se a influência de fatores relacionados à autoria na experiência estética da leitura de textos literários, tendo como objeto de pesquisa o caso da escritora contemporânea que usa o pseudônimo Elena Ferrante. Procedeu-se à análise de entrevistas compiladas em cartas na obra autorreferencial Frantumaglia: os caminhos de uma escritora, objeto de análise, com o intuito de verificar como a pseudonÍmia pode influenciar na experiência dos leitores de Ferrante. Para realização do estudo, os posicionamentos de Elena Ferrante quanto a sua opção pelo anonimato foram analisados a partir das concepções de autoria de Roland Barthes (morte do autor) e de Michel Foucault (função-autor). A metodologia de Análise de Conteúdo permitiu categorizar as recorrências de argumentos nas entrevistas e relacioná-los aos conceitos de autoria apresentados. As inferências realizadas a partir da leitura sistematizada permitiram aferir nos resultados as influências que a mídia traz para a relação autor, texto e leitor, ao se observar no posicionamento de Elena Ferrante que sua opção pela ausência se refere à função-autor nos meios de comunicação. Com o estudo, busca-se contribuir para pesquisas sobre a influência do tema autoria na formação de leitores e na recepção da leitura de textos de literatura na contemporaneidade.