dc.contributor.advisor |
Sant` Anna, Sita Mara Lopes |
|
dc.contributor.author |
Finatto, Marina Marostica |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-26T13:27:37Z |
|
dc.date.available |
2021-03-26T13:27:37Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.date.submitted |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1121 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho apresenta uma investigação que visa saber quais concepções de leitura e de formação do leitor orientam diretrizes e propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Assim, os objetivos que o norteiam são: verificar o conceito de leitura, leitor e formação do leitor nos documentos norteadores e no exame nacional de avaliação da EJA; fazer uma análise desses conceitos e como eles estão presentes nos documentos; e problematizar o papel desses documentos no que diz respeito à formação de leitores jovens e adultos trabalhadores. Para tanto, parte-se de orientações da pesquisa qualitativa, bibliográfica e de análise de conteúdo, para analisar alguns documentos e uma prova nacional da EJA: o Parecer 11/2000, sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a Proposta Curricular de 2º segmento, volume 1 e volume 2 e as provas de 2017 de Ensino Fundamental e Médio do Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos – ENCCEJA. Como principais resultados destaca-se que há um discurso sobre leitura que permeia todos os dcumentos e a avaliação analisados, no entanto, não existe uma preocupação consistente com a formação de leitores críticos, já que eles baseiam-se no desenvolvimento de habilidades e competências, dando à leitura um caráter funcional e colocando-a a serviço das exigências feitas pelo mundo do trabalho. |
|
dc.language.iso |
200708#########bl##################por## |
|
dc.subject |
ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos |
|
dc.subject |
Educação de jovens e adultos - EJA |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Formação de leitores - Criticidade |
|
dc.title |
Leitura na educação de jovens e adultos: análise de propostas curriculares e do ENCCEJA |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.degree.date |
Unidade em Porto Alegre |
|
local.degree.grantor |
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M028.6 |
|