REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Leitura na educação de jovens e adultos: análise de propostas curriculares e do ENCCEJA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sant` Anna, Sita Mara Lopes
dc.contributor.author Finatto, Marina Marostica
dc.date.accessioned 2021-03-26T13:27:37Z
dc.date.available 2021-03-26T13:27:37Z
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1121
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta uma investigação que visa saber quais concepções de leitura e de formação do leitor orientam diretrizes e propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Assim, os objetivos que o norteiam são: verificar o conceito de leitura, leitor e formação do leitor nos documentos norteadores e no exame nacional de avaliação da EJA; fazer uma análise desses conceitos e como eles estão presentes nos documentos; e problematizar o papel desses documentos no que diz respeito à formação de leitores jovens e adultos trabalhadores. Para tanto, parte-se de orientações da pesquisa qualitativa, bibliográfica e de análise de conteúdo, para analisar alguns documentos e uma prova nacional da EJA: o Parecer 11/2000, sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a Proposta Curricular de 2º segmento, volume 1 e volume 2 e as provas de 2017 de Ensino Fundamental e Médio do Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos – ENCCEJA. Como principais resultados destaca-se que há um discurso sobre leitura que permeia todos os dcumentos e a avaliação analisados, no entanto, não existe uma preocupação consistente com a formação de leitores críticos, já que eles baseiam-se no desenvolvimento de habilidades e competências, dando à leitura um caráter funcional e colocando-a a serviço das exigências feitas pelo mundo do trabalho.
dc.language.iso 200708#########bl##################por##
dc.subject Formação de leitores - Criticidade
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.title Leitura na educação de jovens e adultos: análise de propostas curriculares e do ENCCEJA
dc.type Arquivo digital
local.degree.date Unidade em Porto Alegre
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M028.6


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples