| dc.contributor.advisor | Sant` Anna, Sita Mara Lopes | |
| dc.contributor.author | Finatto, Marina Marostica | |
| dc.date.accessioned | 2021-03-26T13:27:37Z | |
| dc.date.available | 2021-03-26T13:27:37Z | |
| dc.date.issued | 2019 | |
| dc.date.submitted | 2019 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1121 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma investigação que visa saber quais concepções de leitura e de formação do leitor orientam diretrizes e propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Assim, os objetivos que o norteiam são: verificar o conceito de leitura, leitor e formação do leitor nos documentos norteadores e no exame nacional de avaliação da EJA; fazer uma análise desses conceitos e como eles estão presentes nos documentos; e problematizar o papel desses documentos no que diz respeito à formação de leitores jovens e adultos trabalhadores. Para tanto, parte-se de orientações da pesquisa qualitativa, bibliográfica e de análise de conteúdo, para analisar alguns documentos e uma prova nacional da EJA: o Parecer 11/2000, sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a Proposta Curricular de 2º segmento, volume 1 e volume 2 e as provas de 2017 de Ensino Fundamental e Médio do Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos – ENCCEJA. Como principais resultados destaca-se que há um discurso sobre leitura que permeia todos os dcumentos e a avaliação analisados, no entanto, não existe uma preocupação consistente com a formação de leitores críticos, já que eles baseiam-se no desenvolvimento de habilidades e competências, dando à leitura um caráter funcional e colocando-a a serviço das exigências feitas pelo mundo do trabalho. | |
| dc.language.iso | 200708#########bl##################por## | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos - EJA | |
| dc.subject | ENCCEJA - Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos | |
| dc.subject | Formação de leitores - Criticidade | |
| dc.title | Leitura na educação de jovens e adultos: análise de propostas curriculares e do ENCCEJA | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.degree.date | Unidade em Porto Alegre | |
| local.degree.grantor | Universidade Estadual do Rio Grande do Sul | |
| local.description.areasdoconhecimento | M028.6 |